Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Luís Felipe Gama

Gama, Luís Felipe
  • Compositor
  • ∙ Arranjador(a)
  • ∙ Pianista

As lembranças musicais mais remotas de Luís Felipe Gama vêm da avó materna "um paradigma do que se fazer com a canção; dá carne às palavras, é afinadíssima e um manancial impressionante de repertório". Os pais começaram o namoro como cantora e baterista de "O Poeta e a Rosa", espetáculo criado por jovens santistas fanáticos por música e pela Bossa Nova, entre os quais o saxofonista e flautista Roberto Sion, e os contrabaixistas Renato Loyola e Fogueira (Valter Nogueira) tornaram-se músicos profissionais. Lembra-se, ainda, das festas musicais na casa dos pais e de sua tia Aleuda cantando na televisão.

Como havia piano em casa, o instrumento foi um de seus primeiros brinquedos. Entre os oito e nove anos de idade, por sugestão de Roberto Sion, foi matriculado na escola de música dirigida pela compositora e violonista Vera Brasil. Antes de ser admitido na escola, foi entrevistado pela irmã da compositora, a pianista Eugênia que, depois de pedir que ele pusesse as mãos no piano, lhe disse que era um pianista nato. "É, talvez, a primeira vez de que me lembro com clareza do sentimento de orgulho. Saí convencido de que era o Beethoven."

Aos dez anos começou a estudar com Laércio de Freitas, que o encorajou a compor e de quem diz ter aproveitado menos do que deveria o fato de ter sido seu aluno, pela preguiça quanto aos estudos técnicos que a pouca idade lhe impunha. Com Laércio, Luís Felipe utilizava o método "Exercícios Práticos Diário" (Ed. Irmãos Vitale), de Oscar Beringer.

Na Escola Municipal de Música de São Paulo foi aluno de Eda Fiori – "sem dúvida, quem me foi mais importante no estudo do piano clássico e quem mais moldou, como professora, minhas mãos". Os métodos que a professora usava eram fundamentalmente "Estudos para Piano" (Ed. Ricordi), de Carl Czerny e todo o "Mikrokosmos" (Ed. Hal Leonard Corporation, 6 vols.), de Béla Bartók. "Até hoje, a figura e a voz de Eda me ajudam a encontrar intimidade com o piano. As suas observações acerca do corpo ao piano me servirão para sempre."

Seu mais querido e admirado mestre foi Luiz EçaEntre os músicos com que convive, Luís Felipe Gama destaca Robertinho Silva e Natan Marques entre os mais importantes para o músico que ele é hoje.

Data detalhada de nascimento

26.08.1970

Natural

Santos - SP