Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

João Carrasqueira

Carrasqueira, João Dias
  • Arranjador(a)
  • ∙ Compositor
  • ∙ Flautista
  • ∙ Professor

De seu pai - que era ferroviário e mestre de banda - João Carrasqueira herdou as duas profissões. E foi pintando painéis nas estações da São Paulo Railway que João Dias Carrasqueira sustentou o início de sua carreira musical. Começou a estudar flauta com o irmão mais velho, José Maria Dias, para, mais adiante, graduar-se como professor de flauta no Conservatório Musical Santa Cecília, em São Paulo. Em 1964, aposenta-se da ferrovia e passa a atuar com a Orquestra Filarmônica de São Paulo. Dedica-se igualmente às profissões de músico e professor. Seguindo metodologia própria, com um processo de ensino individualizado que valorizava o repertório brasileiro, teve centenas de alunos, entre músicos populares e flautistas eruditos. Sem preferência por nenhum nível de ensino, usava uma metodologia especial para as crianças, assim como para alunos com dificuldades motoras ou psicológicas.

Teve dois filhos músicos: a pianista Maria José Carrasqueira e o flautista Toninho Carrasqueira. Como instrumentista, se sentia à vontade no choro, na seresta e na música barroca, assim como na música clássica e na erudita moderna, fosse brasileira ou estrangeira. Na música clássica, dedicou-se a divulgar o repertório para a flauta, à época pouco conhecido. Atuou como solista na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo durante as comemorações do 4º centenário da cidade, em 1954; com a Orquestra Sinfônica de Amadores de São Paulo, solou a obra completa de Mozart para flauta, em 1964; com a Orquestra Filarmônica de São Paulo foi o solista da obra completa de Camargo Guarnieri para o instrumento em 1965, tendo o compositor ao piano; e foi também solista do ciclo integral das sonatas e da obra para flauta e orquestra de Johann Sebastian Bach, em 1966.

No ambiente da música popular, desde muito jovem foi um incansável solista e criador de grupos de seresta e de choro. Iniciou-se nas orquestras do cinema mudo, passando pelo rádio - quando forma um trio com Garoto e Aymoré, e participa de diversas orquestras e regionais, como o de Armandinho Neves. Por sua habilidade para o improviso, era o flautista que Pixinguinha mais procurava quando se apresentava em São Paulo. Como nunca teve grande apreço pelo disco, suas participações são ínfimas se comparadas à sua presença na cena musical brasileira. Em 1986, aos 78 anos, gravou ao lado da filha o seu primeiro e único LP, cujo repertório desenha um painel de sua carreira. Compôs também trilhas sonoras de telenovelas, entre as quais O Tempo e o Vento, baseada na obra de Érico Veríssimo, para a TV Excelsior de São Paulo. Além de peças populares, criou diversas obras de concerto ainda inéditas, entre solos, duos, trios, música de câmara com violão e piano, e composições para voz e piano.  Deixou escritos cerca de 20 arranjos de obras populares para flauta, em agrupamentos de duos, trios e quartetos. 

Data detalhada de nascimento

04.04.1908

Data detalhada de falecimento

15.05.2000

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Santo André - SP