Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Meira

Florence, Jaime Tomás
  • Compositor
  • ∙ Violonista

A música fazia parte da família de Meira, que teve em Robson, irmão mais velho, seu único professor. Sua escola artística se fez na convivência com grandes nomes da cena musical de Recife, intensa naquele início do século XX. Em 1927, Meira integra com seu irmão o conjunto Voz do Sertão, de Luperce Miranda. Em 1928 partem para o Rio de Janeiro onde Meira inicialmente mora na companhia de seu conterrâneo João Pernambuco. Também foi vizinho de Noel Rosa, com quem participava de apresentações na Casa de Caboclo. Na capital carioca, Meira integra o regional de Benedito Lacerda (mais tarde rebatizado Regional de Canhoto), participando de centenas de gravações - especialmente com Jacob do Bandolim -, e acompanhando muitos dos grandes cantores da época. Entre 1941 e 1949, Meira manteve uma dupla instrumental com Dilermando Reis, com quem gravou diversos discos em 78rpm.

Professor de grandes violonistas, entre eles Baden Powell e Raphael Rabello, sua metodologia madura incluía o uso de livros tradicionais e o estímulo da disciplina e da técnica, mas também as sessões em grupo, quando os alunos eram desafiados a tocar e acompanhar de improviso, buscando expressão própria. Exímio violonista, versado no cavaquinho e no bandolim e excelente solista, fez seu nome na difícil arte do acompanhamento. A relação de cantores acompanhados por Meira vai de Carmen Miranda a João Bosco, passando por Cartola e tantos outros, constituindo a própria galeria de honra da música brasileira do século XX. A longa dupla que fez com Dino Sete Cordas - ele construindo a harmonia, marcando o ritmo, e Dino costurando tudo com suas linhas de contraponto no baixo - fez deles os criadores de um estilo único de tocar violão que passou a ser uma das marcas distintivas do violão brasileiro.

Meira prosseguiu com sua carreira de músico de estúdio e acompanhamento até próximo de sua morte. Autor de cerca de 20 sambas-canções, choros e sambas de andamento mais lento (quase sempre com letra de Augusto Mesquita), o violonista  não gravou nenhum disco autoral. Sua primeira composição registrada em disco foi o choro Primavera (cujo nome depois foi mudado para Arranca Toco), gravada por Benedito Lacerda em 1934. A mais conhecida é Molambo, que continua sendo executada e regravada até hoje. 

Data detalhada de nascimento

01.10.1909

Data detalhada de falecimento

08.11.1982

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Paudalho - PE