Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Waldir Azevedo

Azevedo, Waldir
  • Cavaquinista
  • ∙ Compositor

Aos 7 anos, morador do bairro carioca do Engenho Novo, comprou seu primeiro instrumento - uma flautinha -, com o dinheiro que conseguia vendendo passarinhos. Pouco depois, trocou a flauta por um bandolim, passando em seguida para o cavaquinho, instrumento com o qual se tornaria conhecido internacionalmente. Sonhava ser aviador mas, por sofrer problemas cardíacos, pôs de lado os planos de voo, arrumou trabalho na Light e casou-se em 1945. Dá os primeiros passos de sua carreira musical em 1940, quando monta um conjunto regional e passa a se apresentar em programas de calouros. Em 1942, tocando ao violão o choro Camburá, de Pascoal de Barros, vence dois concursos de calouros, um na Rádio Cruzeiro do Sul e outro na Rádio Guanabara - que, em seguida, o contrata. Em 1943, passa a atuar profissionalmente no regional de César Moreno e, em 1945, entra como cavaquinista para o regional de Dilermando Reis, em um programa da Rádio Clube do Brasil.

No final da década de 1940, compõe o clássico Brasileirinho, que inclui em seu primeiro disco pela Continental. Com letra de Pereira Costa, o choro logo seria sucesso também na voz de Ademilde Fonseca e em inúmeras outras gravações. No mesmo período, grava o seu baião Delicado que, recordista de vendagens em 78 rpm, entra para o hit parade da revista americana Cash box. Em 1951, grava seu choro Pedacinhos do céu, que de novo é sucesso instantâneo. Excursiona pela América do Sul e pela Europa na Caravana da Música Brasileira, criada pela Lei Humberto Teixeira. Tem músicas suas gravadas no Japão, Alemanha e Estados Unidos, sempre com expressiva venda de cópias. Em 1967, retorna aos estúdios e lança o LP Delicado pela London/Odeon, considerado seu último grande trabalho como instrumentista.

Em 1970, Waldir aposenta-se da Rádio Clube do Brasil, mudando-se no ano seguinte para Brasília, onde ajudaria a fundar o Clube do Choro. Em 1976 grava o LP Minhas mãos, meu cavaquinho, incluindo, ao final da música título, trechos da Ave Maria, de Gounoud, em agradecimento ao seu restabelecimento após o acidente em que quase perdeu um dedo. Seus 30 anos de carreira são comemorados com uma grande roda de choro que conta com a presença de Paulinho da Viola, César Faria, Raphael Rabello, Ademilde Fonseca, Arthur Moreira Lima, Copinha, Braguinha e outros. Em 1980, começa a produzir um novo disco, mas falece pouco antes de iniciar as gravações. Gravado postumamente, com a presença do músico Canhotinho como solista, o LP recebeu o nome de Luzes e sombras, e teve incluídas as falas gravadas por ele como instrução para a realização do trabalho.

Em 1999, o lançamento de um songbook com sua obra (lançado pela Todamérica) marca os 50 anos de criação do choro Brasileirinho. No ano 2000, os jornalistas Sérgio Cabral e Eulícia Esteves lançam sua biografia. Deixando mais de 200 gravações instrumentais e cerca de 70 composições suas, Waldir Azevedo é considerado um marco na história do choro e da execução do cavaquinho.

Data detalhada de nascimento

27.01.1923

Data detalhada de falecimento

20.09.1980

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Rio de Janeiro - RJ