Acervo

Autores

Dunga

Abreu, Valdemar de
  • Compositor

Valdemar de Abreu, que ficou na história de nossa música popular sob o pseudônimo de "Dunga" - apelido que ele ganhou aos 7 anos de idade quando a professora contou para sua mãe que ele era o "dunga" (o mais querido) da classe - nasceu à Travessa S. Vicente de Paula, em Haddock Lobo, no dia 16 de dezembro de 1907. É o caçula do casal Antônio Lino de Abreu e d. Rosalina da Conceição que teria, além dele, os filhos Jorge, Sebastião e Odete. 

Dunga fez o curso primário na Escola Pública de Haddock Lobo e o ginásio - até o 4ano - no Instituto Matoso. De 15 a 20 anos ficou em casa, numa espécie de "dolce farniente". Em 1928 começou a jogar futebol em Petrópolis na posição de back direito. Em 1930 vamos encontrá-lo trabalhando como conferente da Leopoldina Railways em cujos times de futebol e basquete jogava, sendo campeão diversas vezes da Liga Bancária, ganhando medalhas que não sabe mais onde estão.

Em 1935 começou a se dedicar à música fazendo, nesse ano, sua primeira composição, "Chora cavaquinho", gravada por Orlando Silva. Nesse mesmo ano casou-se com d. Zaíra Moreira que lhe daria dois filhos: Jair e Adilson. Em 37 fez "Sinto vontade de chorar"que foi também sucesso na voz de Orlando.

Em 1940 entrou para a SBAT, fazendo a cobraça dos teatros e, em 1941, para a UBC onde permanece até hoje. Nesta sociedade foi inicialmente cobrador, depois passou para o serviço interno e, desde 1958 a 1960, vice-tesoureiro. É vice-presidente da ADDAF desde 1960 mas todos esses compromissos não impedem que continue produzindo como em seus melhores tempos. 

Nascimento

1907

Data detalhada de nascimento

16.12.1907

Morte

1991

Data detalhada de falecimento

05.10.1991

Fonte de pesquisa

VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira vol 2. Editora Martins, São Paulo. 1964.

Natural

Rio de Janeiro - RJ