Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Eduardo Neves

Neves, Eduardo Tartarelli
  • Compositor
  • ∙ Flautista
  • ∙ Saxofonista

Eduardo Neves começou a estudar música aos dez anos. No colégio público onde estudava, o ensino musical era obrigatório e, além das aulas regulares, ensinava-se flauta doce. Depois das primeiras aulas na escola, o músico teve aulas particulares com Carlos Malta. Suas lembranças musicais mais antigas remontam aos seus seis anos, nas vozes de Elvis Presley e do cantor de rock italiano, Adriano Celentano. 

Dessa época, recorda-se de ter utilizado o método Mário Mascarenhas, composto basicamente de canções. A música que mais lhe agradou aprender, naquele momento, foi "Jesus Alegria dos Homens", de J. S. Bach.

As figuras decisivas na formação musical de Eduardo Neves foram Carlos Malta, por seu incentivo, seguido de Nicolino Copia, o Copinha, com quem teve aulas aos 14 anos e de quem se tornou grande amigo: "Tenho-o como meu mestre. Ele me transmitiu a poesia da música."

Eduardo Neves construiu grande parte de seu conhecimento musical de forma autodidata, sempre fazendo perguntas e prestando atenção nos músicos com quem tocava.

Dos músicos com quem conviveu e convive, os mais importantes para o instrumentista que ele se tornou, além de Copinha e Carlos Malta, foram o bandolinista Rodrigo Lessa e os saxofonistas Nivaldo Ornelas, Idriss Boudrioua, Rafael Vernet e Xande Figueiredo. "Com eles aprendi a tocar e a me dedicar ao estudo da música com paixão e perseverança."

Data detalhada de nascimento

24.02.1968

Natural

Rio de Janeiro - RJ