Acervo

Autores

João de Barro (Braguinha)

Braga, Carlos Alberto Ferreira
  • Arquiteto
  • ∙ Compositor

Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha ficou mais conhecido pelo pseudônimo João de Barro. Nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907, filho do gerente de fábrica de tecidos, Carlos Alberto Ferreira Braga. Entrou para o curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, abandonando logo depois, para se dedicar às marchinhas de carnaval.

 João de Barro é o nome mais expressivo dos compositores de marchinhas de carnaval. Seu repertório é vastíssimo, entre suas composições estão: "Linda Lourinha", "Uma andorinha não faz verão", "Cadê Mimi?", "Pirata da perna de pau", "Pastorinha", "Balancê", que foi regravada quarenta e dois anos depois, por Gal Costa.

Fez parte do quarteto Bando dos Tangarás, junto com Noel Rosa, Almirante e Alvinho.

Aprendeu a tocar violão no colégio, com o amigo e futuro compositor Henrique Brito, instrumentista de enorme talento. Adotou o pseudônimo "João de Barro", pois na época não ficava bem um "rapaz de família" fazer música popular.

Durante sua carreira, teve em Alberto Ribeiro o parceiro mais constante. Sempre irreverente, Braguinha utilizou certa vez o pseudônimo "Funarius Rufus", nome científico do pássaro João de Barro, para uma marcha que ele tinha vergonha de assinar. Na ocasião, muitos se perguntaram sobre a existência deste tal "Funarius Rufus", o compositor de uma só música.

O primeiro grande sucesso de João de Barro se deu no carnaval de 1934, com "Linda Lourinha", espécie de resposta ao "Linda Morena", de Lamartine Babo. A partir de então, não houve um só carnaval que Braguinha deixasse de brindar o povo brasileiro com suas marchinhas e seu bom humor. Em 1937, Braguinha compôs a letra da música "Carinhoso", feita por Pixinguinha, vinte anos antes.

João de Barro ou Braguinha, morreu no Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 2006.

Nascimento

1907

Data detalhada de nascimento

29.03.1907

Morte

2006

Data detalhada de falecimento

24.12.2006

Natural

Rio de Janeiro - RJ