Acervo

Autores

Dalton Vogeler

Gomes, Dalton Vogeler
  • Compositor
  • ∙ Escritor(a)
  • ∙ Produtor(a) Musical
  • ∙ Professor

Neto do maestro e compositor Henrique Vogeler e filho do violonista e violinista Carlos Vogeler Gomes e casado com a cantora Jucila Vogeler, interessou-se desde menino pela música. Estudou com Romeu Dalta, Davi Paiva e Antônio Leopaldi.

Em 1970, foi eleito para a presidência da Associação Defensora de Direitos Artísticos e Fonomecânicos (ADDAF), cargo que vem exercendo em sucessivas reeleições desde então.

Formou-se em Psicologia Clínica e Parapsicologia pelo Instituto de Parapsicologia do Rio de Janeiro, em 1971. Professor do Instituto Villa-Lobos, foi indicado, em 1974, para a direção daquele instituto pelo então presidente da República.

Desde 1978, vem trabalhando na área de psicoterapia, tendo realizado várias palestras e conferências sobre Música-Hipnoterapia (Psicoacústica) em Conservatórios, Universidades e Escolas. Atuou na criação e execução do Fundo de Aposentadoria do Músico Autônomo na OMB. Foi, ainda, um dos realizadores do Plano Habitacional para Músicos "Cidade do Som", tendo recebido, como homenagem, a indicação de seu nome para uma das principais vias de acesso: a "Alameda Dalton Vogeler Gomes".

Em 1993, escreveu seu livro de memórias "Por trás do contrabaixo", que retrata a noite carioca nas décadas de 1950 e 1960. Faleceu na emergência do Hospital Miguel Couto na zona sul do Rio de Janeiro depois de dar entrada vitimado por um engasgo. Devoto de Nossa Senhora da Conceição, faleceu exatamente no dia dedicado à santa.

Data detalhada de nascimento

12.01.1926

Data detalhada de falecimento

18.12.2008

Fonte de pesquisa

http://www.dicionariompb.com.br/dalton-vogeler/biografia

Natural

Rio de Janeiro - RJ