Acervo

Autores

Izaías Bueno

Almeida, Izaías Bueno de
  • Bandolinista
  • ∙ Compositor

Músico, instrumentista e bandolinista, foi filho do clarinetista de orquestra Benedito Bueno de Almeida. Irmão do violonista Israel de Almeida (Israel Bueno de Almeida - São Paulo, 1943 - violão de 7 cordas e cavaquinho).
Começou a tocar bandolim aos 10 anos de idade.

No ano de 1953 começou a atuar como cavaquinista, ao lado do irmão Israel (ao violão), em programas de calouros em programas de calaouros na cidade de São Paulo. Por essa época integrou um conjunto ao lado do irmão e do violonista Antonio Edgard Gianor.
Em 1956 conheceu Jacob do Bandolim, de quem teve apoio no início da carreira como instrumentista.
Em 1973 no programa "O Choro das sextas-feiras", apresentado na TV Cultura, de São Paulo, atuou ao lado do Conjunto Atlântico. No ano seguinte recebeu o prêmio "APCA" na categoria "Músico Revelação do Ano".
No início da década de 1970 criou o grupo Isaías e Seus Chorões, também integrado por Israel de Almeida (violão de 7 cordas), Waldomiro Marçola (violão), Dorival Malavasi (cavaquinho), Clodoaldo Coelho da Silva (pandeiro), Valdir Guidi (reco-reco, cacheta e ganzá), Vicente de Paula Salvia (piano), Roberto Sion (flauta) e Toninho Carrasqueira (flauta). 
No ano de 1981 lançou, pelo Selo Clack Discos/Bandeirantes Discos/WEA o LP "O fino do bandolim", no qual interpretou "Primavera" (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)), "Maninha" (Chico Buarque), "Eu e a brisa" (Johnny Alf), "Valsa do realejo" (Guinga e Paulo César Pinheiro), "Da cor do pecado" (Bororó), "Oração de outono" (Paulinho da Viola), "Rosa" (Pixinguinha), "Homenagem à Velha Guarda" (Sivuca e Paulo César Pinheiro), "Alegria de viver" (Luizinho Eça), "Manhã de carnaval" (Luiz Bonfá e Antônio Maria) e "Nós e o mar", de Neneo, além de "Choro chorado pra Paulinho Nogueira" (Toquinho, Paulinho Nogueira e Vinicius de Moraes), faixa que contou com a participação especial de Paulinho Nogueira. O disco contou com o acompanhamento de por Israel de Almeida (violão de 7 cordas), Waldomiro Marçola (violão), Xixa (cavaquinho), Clodoaldo Coelho da Silva (ritimo) e Toniquinho na bateria.
Em 2012 participou da gravação do songbook “Roda de Choro 1”, lançado pelo selo Global Choro Music Corporation, como um dos solistas do disco dentre outros solistas como Alexandre Ribeiro, Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira. O songbook contou com um repertório de choros que incluíam composições de Viriato Figueira da Silva, “Só para moer”; José Toledo, “Cuidado, violão”; Honorino Lopes “Língua de preto”; Hermeto Pascoal “Chorinho pra ele”; entre outros.
Durante a carreira lançou vários, entre os quais "O regional brasileiro na música dos Beatles", "30 anos de Waldir Azevedo" e "Pé na cadeira", pela gravadora Kuarup no ano de 1999. Nesse mesmo apresentou, com seu grupo Izaías e Seus Chorões e Quintal Brasileiro, o show de lançamento do CD “Valsas e Retratos - Radamés Gnatalli”, realizado no SESC Vila Mariana, em São Paulo. O disco, produzido por Luiz Amato do Quintal Brasileiro, foi lançado pelo selo SESC

Data detalhada de nascimento

07.06.1937

Natural

São Paulo - SP