Acervo

Autores

Rodrigues de Abreu

Abreu, Benedito Luís Rodrigues de
  • Poeta

Nascido numa fazenda no municício de Capivari, Rodrigues de Abreu estudou no colégio dos padres salesianos em Lorena, os quais mais tarde julgando hever nele vocação sacerdotal o fizeram entrar para o seminário de Cachoeira do Campo, em Minas Gerais. Acometido, porém, de grave doença nervosa no segundo ano do curso, abandonou o seminário e voltou para São Paulo.

Continuou os estudos em Lavrinhas, mas interrompeu-os novamente - e definitivamente - no quarto ano ginasial. Foi por algum tempo professor na capital paulista, voltando mais tarde a Capivari, onde exerceu o cargo de guarda-livros na Caixa de Crédito Agricola. Em 1923partiu para Bauru, onde conseguiu o emprego de escrevente num cartório.

No ano seguinte, declarada a tuberculose que desde 1919 se pronunciara, seguiu ele para Campos do Jordão, mas nem lá nem em São José dos Campos logrou melhoras estáveis, vindo a falecer em Bauru. "Com ele", escreveu Odilo Costa Filho, "expira o Simbolismo no Brasil, e expira com beleza, dor e beleza".

Data detalhada de nascimento

27.09.1897

Data detalhada de falecimento

24.11.1927

Natural

Capivari - SP