Acervo

Autores

Pe. Gerardo Naves (Alberto M. Alves)

Naves, Monsenhor Gerardo
  • Compositor
  • ∙ Poeta
  • ∙ Teatrólogo

Nascido em São Sebastião do Paraíso a 03/04/1912, veio para Leopoldina em 1963. Foi Cura da Catedral desde 1965 e Coordenador da Pastoral da Diocesana desde 1974. Fez seus estudos de Humanidades e Filosofia no Seminário de Guaxupé, Teologia no de Belo Horizonte e, ainda neste último, especialização em Psicologia e Sociologia.

Lecionou na C.A.D.E.S. e no Colégio São Luiz de Guaxupé, no Colégio Estadual São José do Rio Pardo , no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, de Leopoldina e na Faculdade Santa Marcelina, de Muriaé. Foi professor de Língua Portuguesa, Francês, Literatura Francesa e de Moral e Cívica, chegou também a dar aula de Latim no Seminário N. S. Aparecida, de Leopoldina, cuja língua falava fluentemente e aposentou-se no Colégio Estadual Botelho Reis, onde trabalhou no período de 1963 a 1982. Gerardo Naves foi, também, Capelão da Marinha de Pesca em Arrais das baias de Ilha Grande, Sepetiba e Recôncavos.

Músico, teatrólogo, poeta e prosador, suas obras eram assinadas pelo pseudônimo, Alberto M. Alves, minha mãe Wanda, segundo ela, chegou a ouvir uma novela dele pelo rádio. Ele é o autor do Hino de Leopoldina (Letra e Música).

Em 1954, ganhou o concurso de música erudita do Conservatório de Paris; e, em 1982, comemorando o 20º aniversário daquele concurso, foram convidados 20 mestres da música internacional para julgarem as 19 peças anteriormente vencedoras, saindo-se vitoriosa a composição do Monsenhor Gerardo Naves. Além de tudo isso, como escritor, publicou prosas e versos na ANTOLOGIA LEOPOLDINENSE de 1982.


*Algumas informações foram tiradas da ANTOLOGOGIA LEOPOLDINENSE e, também, do site da DIOCESE DE LEOPOLDINA(MG).

Nascimento

1912

Data detalhada de nascimento

03.04.1912

Morte

1985

Data detalhada de falecimento

23.05.1985

Fonte de pesquisa

http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=110913

Natural

São Sebastião do Paraíso - MG