Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Ismael Silva

Silva, Mílton de Oliveira Ismael
  • Compositor
  • ∙ Cantor

Nasceu em Jurujuba, comunidade de pescadores na Baía de Guanabara. Caçula dos cinco filhos, aos três anos ficou órfão de pai - Benjamin da Silva, cozinheiro do Hospital Paula Cândido - e sua mãe, Emília Correia Chaves, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde seria mais fácil arranjar emprego, indo morar no no sopé do morro do bairro do Estácio de Sá, centro carioca de pequena classe média. 

Com sete anos, fez questão de matricular-se na escola. Era o melhor aluno da sala e logo tornou-se monitor. 

Em 1935, foi preso depois de dar dois tiros em Edu Motorneiro, um sujeito grandalhão que faltou com o respeito a sua irmã Orestina. Foi condenado, no ano seguinte, a cinco anos por tentativa de homicídio, pena mínima, graças a Prudente de Moraes Neto, seu advogado de defesa. Contam que teria atirado em Edu Motorneiro, à porta do Café Paulicéia, na Lapa. Preso em flagrante, foi solto em 1938 por bom comportamento. Nessa mesma época, de um rápido namoro com a passista do Estácio Diva Lopes Nascimento, nasceu Marlene Martins Batista, filha nunca reconhecida oficialmente, embora fosse a cara dele. 

Quase se assemelhando à figura descrita por ele em seu famoso samba "Antonico" ("... Que está vivendo em grande dificuldade/ Ele está mesmo dançando na corda bamba/ ele é aquele que na Escola de Samba/ Toca cuíca, toca surdo e tamborim...) morreu em março de 1978, ano em que a MPB perderia também Candeia.

 

Data detalhada de nascimento

14.09.1905

Data detalhada de falecimento

14.03.1978

Natural

Niterói - RJ