Casa do Choro
“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, sana seu débito com o gênero com a criação da Casa do Choro, que vai reunir, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras. O espaço será inaugurado com o VI Festival Nacional do Choro.
A criação da casa é uma atitude de respeito com a mais antiga e rica música instrumental brasileira. O sonho de muitas gerações de chorões também foi abraçado por personalidades reunidas no conselho do instituto. Déo Rian, Dori Caymmi, Hermínio Bello de Carvalho, Katia de Almeida Braga, Luiz Otávio Braga, Maria Bethânia, Paulo Cesar Feital, Paulo César Pinheiro, Roberto Almeida, Roberto Gnatalli, Sergio Prata, Sergio Cabral e o aluno da Escola Portátil de Música Iuri Bittar são os integrantes.
Construção erguida no início do século XX, o prédio histórico que vai abrigar a Casa do Choro é tombado pelo INEPAC e foi cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para o Instituto Casa do Choro. O imóvel, que segundo pesquisas foi construído por volta de 1902, estava em ruínas e foi totalmente restaurado com apoio financeiro do BNDES, patrocínio da Petrobras e incentivo da Lei Rouanet.