Acervo

Autores

Antônio Rocha

Rocha, Antonio Carlos de Sant’Anna da
  • Compositor
  • ∙ Professor
  • ∙ Flautista
  • ∙ Maestro

Nascido e criado na cidade de Valença, RJ, conhecida por ser berço de grandes músicos e cantores, como Rosinha de Valença, Clementina de Jesus e o maestro Agnelo França, o flautista Antônio Rocha, aos 26 anos de idade, é o jovem integrante do tradicional conjunto Época de Ouro. Elogiado por Jorginho do Pandeiro, diretor do grupo, como um flautista espetacular, Antônio também dá aulas de flauta na Escola Portátil de Música, e toca na banda da cidade de Valença, onde também é o maestro.

A música sempre esteve presente em sua família há gerações, e Antonio desde cedo apresentou grande inclinação para a música, pois ao nascer ganhou um presente que mudou sua vida: “uma flauta”.

Aos 17 anos (1998) assumiu a regência da ‘Banda Progresso’ de Valença, com a qual vem formando uma nova geração de músicos. É regente do ‘Coral XV de Agosto’, em Valença, e do ‘Coral Padre Sebastião Pereira’, em Rio das Flores, estado do Rio de Janeiro. É professor de flauta na Escola Portátil de Música – EPM, e flautista do Conjunto ‘Época de Ouro’, fundado por Jacob do Bandolim. Discípulo de Altamiro Carrilho, de quem tem recebido grande incentivo em sua carreira. Participou de shows e gravações acompanhando diversos artistas, tais como: Zezé Gonzaga, Ademilde Fonseca, Hermínio Bello de Carvalho, Agnaldo Rayol, Deo Rian, Áurea Martins, Altamiro Carrilho, Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Naylor Azevedo (Proveta), Luciana Rabello e Jorginho do Pandeiro, entre outros. Compositor direcionado à música popular (choro) e música clássica (sacra).

Atualmente desenvolve um projeto de catalogação das composições de chorões da cidade de Valença e região.

Data detalhada de nascimento

16.04.1981

Natural

Valença - RJ