Acervo

Autores

Marcos Alan

José, Marcos Alan dos Reis
  • Compositor
  • ∙ Violonista

Marcos Alan dos Reis José, o mais novo dos homens de uma família de nove irmãos, iniciou seus estudos de violão aos oito anos de idade, com o seu pai, Manoel José Filho. Estudou matérias teóricas nos Seminários de Música da Pro-Arte do Rio de Janeiro e composição com o professor Elpídio Pereira. Em 1971 participou, como bolsista, do 3º Seminário Internacional de Violão, na classe do professor Abel Carlevaro, obtendo a primeira classificação na categoria de concertista.

Recebeu conselhos do maestro Guido Santórsola e freqüentou os cursos de técnica instrumental de Turíbio Santos, realizados no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.


Atuou como solista das orquestras Sinfônica Brasileira, Sinfônica Nacional e Orquestra de Câmara de Niterói. Conquistou o 1º lugar no Festival de Violão Clássico da Guanabara, o 2º lugar no Festival Nacional de Violão Erudito e o 1º lugar no Terceiro Seminário Internacional de Violão promovido pelo Liceu Musical Palestrina, obtendo o convite para participar no Quarto Seminário na qualidade de concertista.

No entanto, seu prêmio mais intrigante foi o 2º lugar no Concurso Internacional de Violão Villa-Lobos. A crítica publicada no Jornal O Globo dizia, sobre a atuação de Marcos neste concurso, que "O Estudo dos Acordes Repetidos (Nº4) foi projetado, na parte central, em toda sua dimensão grandiosa, como exigia Villa-Lobos, e tanto na valsa como nos prelúdios conseguiu ele estabelecer atmosfera de alto conteúdo poético... A sua prova foi bastante uniforme como rendimento artístico... Villa-Lobos e violão são convites irresistíveis para as grandes liberdades. O compositor é uma veia aberta. O instrumento, nas mãos de um artista sensível, é coração exposto. Marcos Alan, em plena adolescência, resistiu. O controle do garoto foi admirável. Do ponto de vista acadêmico, a sua prova foi a melhor...". Marcos tinha apenas 15 anos e o primeiro lugar ficou para o argentino Guilhermo Fierens, de 28 anos, por apenas meio ponto.Faleceu precocemente, em 1973, aos 17 anos de idade, deixando uma obra extensa para violão e outros instrumentos. Em 15 de abril de 1986 a Câmara Municipal de Nilópolis, no Rio de Janeiro, criou a Rua Marcos Alan, em homenagem ao músico, por ter sido criado nesta cidade.

Nascimento

1956

Morte

1973

Natural

Rio de Janeiro - RJ