Acervo
Autores
Dunga
Abreu, Valdemar de
- Compositor
Valdemar de Abreu, que ficou na história de nossa música popular sob o pseudônimo de "Dunga" - apelido que ele ganhou aos 7 anos de idade quando a professora contou para sua mãe que ele era o "dunga" (o mais querido) da classe - nasceu à Travessa S. Vicente de Paula, em Haddock Lobo, no dia 16 de dezembro de 1907. É o caçula do casal Antônio Lino de Abreu e d. Rosalina da Conceição que teria, além dele, os filhos Jorge, Sebastião e Odete.
Dunga fez o curso primário na Escola Pública de Haddock Lobo e o ginásio - até o 4o ano - no Instituto Matoso. De 15 a 20 anos ficou em casa, numa espécie de "dolce farniente". Em 1928 começou a jogar futebol em Petrópolis na posição de back direito. Em 1930 vamos encontrá-lo trabalhando como conferente da Leopoldina Railways em cujos times de futebol e basquete jogava, sendo campeão diversas vezes da Liga Bancária, ganhando medalhas que não sabe mais onde estão.
Em 1935 começou a se dedicar à música fazendo, nesse ano, sua primeira composição, "Chora cavaquinho", gravada por Orlando Silva. Nesse mesmo ano casou-se com d. Zaíra Moreira que lhe daria dois filhos: Jair e Adilson. Em 37 fez "Sinto vontade de chorar"que foi também sucesso na voz de Orlando.
Em 1940 entrou para a SBAT, fazendo a cobraça dos teatros e, em 1941, para a UBC onde permanece até hoje. Nesta sociedade foi inicialmente cobrador, depois passou para o serviço interno e, desde 1958 a 1960, vice-tesoureiro. É vice-presidente da ADDAF desde 1960 mas todos esses compromissos não impedem que continue produzindo como em seus melhores tempos.