Acervo

Autores

Muraro

Muraro, Heriberto Leandro
  • Compositor
  • ∙ Instrumentista
  • ∙ Pianista

 Nascido no bairro de La Plata, perto de Buenos Aires na Argentina, chegou ao Brasil em 1932, e logo se apaixonou pelo país.Ao longo de décadas a fio, percorreu o Brasil de Santana do Livramento a Manaus tocando seu piano. Excursionou em seguida por Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Itália tocando música brasileira. No Rio de Janeiro, atuou nas Rádios Mayrink Veiga, Nacional e Globo. Foi diretor da Rádio Nacional durante 18 anos

Durante o tempo em que atuou na Rádio Nacional, fez um rodízio atuando também na Rádio Farroupilha de Porto Alegre e na Rádio Record de São Paulo. Tocou na Rádio Globo durante 6 anos. Em 1935, acompanhou ao piano a cantora Carmen Miranda na música "Primavera no Rio", de João de Barro, número final do filme "Alô, alô, Brasil!", com direção de Wallace Downey, e roteiro de João de Barro e Alberto Ribeiro.

Em 1991, no LP independente "Chorando Callado - vol. 2", que reuniu diversos artistas em homenagem ao pioneiro do choro Joaquim Callado, foi incluído o choro "Saudade do cavaquinho", parceria com Pixinguinha. Teve carreira de destaque como pianista sobretudo, nas décadas de 1930, 1940 e 1950, quando gravou mais de trinta discos entre LPs e discos em 78 rpm pelas gravadoras RCA Victor, Continental, Odeon e RGE.

Data detalhada de nascimento

25.05.1903

Fonte de pesquisa

http://www.dicionariompb.com.br/muraro

Natural

Compositor estrangeiro