Acervo

Autores

Sergio Valdeos

Valdeos, Sergio
  • Arranjador(a)
  • ∙ Compositor
  • ∙ Violonista

Violonista, compositor e arranjador, trabalhou com diversos músicos e cantores em gravações e shows, entre outros: Eva Ayllon, Pilar de la Hoz, Carmina Canavino, Gian Marco Zignago, Cecilia Barraza, Cecilia Bracamonte, Jane Duboc, Guinga, Leila Pinheiro, Celia Vaz. 

Destaca-se sua participação no grupo da cantora Susana Baca (ganhadora do Grammy Latino 2002) com quem trabalho entre 2001 e 2009 participando em quatro produções musicais e viajando pelos cinco continentes nos principais festivais de “world music.”

No Peru, foi fundador do “Clube do Choro”, grupo dedicado à difusão do choro e da cultura brasileira e criou o grupo Kenyara com um trabalho livre sobre a música instrumental da costa e os Andes.

Trabalhou junto a Carlos Hayre (2007-2011) em um livro sobre o violão da costa do Peru, projeto patrocinado pela Universidade Católica del Perú (PUCP) que será apresentado no segundo semestre de 2013.

Foi professor da escola de folclore José Maria Arguedas (2000-2001). Também tem ministrado aulas particulares de violão e organizado palestras sobre a música Latino-americana tendo como base a rítmica aplicada ao violão.  

Recentemente participou de projetos de integração latino-americana, o primeiro, Romance de mi destino (2010), é um disco de Pasillos e Valses de Equador e Peru respectivamente que inclui a participação de artistas de ambos paises. O segundo, Fiesta em los Andes (2012), foi um show com músicas e músicos da Comunidade Andina que virou disco.  Atualmente mantem uma intensa atividade como músico e arranjador participando de varias produções no Perú e em outros lugares.

No Brasil fundou Los Cuatro (2010) grupo baseado na música instrumental latino-americana dentro da linguagem do choro. Este grupo lançou sua primeira produção fonográfica Outros caminho do Choro em de 2013.

Também faz parte do quarteto de violões Maogani, grupo que fundou e do qual fez parte de 1996 a 1999, voltando em 2013. Atualmente está trabalhando na última produção de Maogani e Renato Braz que foi gravada em Lima (Peru) com canções de Venezuela, Chile, Peru, Argentina, Cuba, Colombia e Brasil.

Em Agosto de 2013 gravou em New York, junto a Edward Perez, Erick Kurimski e Yayo Serka, uma produção que inclui algumas músicas próprias, além de algumas músicas tradicionais do folclore Peruano. Este material está sendo editado e será lançado em 2014.

Fonte de pesquisa

http://www.loscuatro.com.br/#!sergio-valdeos/ctmm

Natural

Compositor estrangeiro