Acervo

Autores

Arthur Bosmans

Bosmans, Arthur
  • Compositor

Arthur Bosmans nasceu em Antuérpia, na Bélgica, em 1908, e morreu em Belo Horizonte, aos 83 anos, em 1991. De formação musical praticamente autodidata, o compositor revelou, desde a juventude, talento e segurança na arte pela qual prestou relevantes serviços à cultura brasileira, particularmente ao meio cultural mineiro.

Arthur Bosmans veio para Brasil na década de 1940. No país de adoção – naturalizou-se brasileiro em 1953 -, por cerca de meio século dedicou-se à composição, ao ensino e à divulgação no país de obras inovadoras do repertório sinfônico internacional. Em contrapartida, divulgou, em viagens de concertos na Suíça, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra, obras brasileiras de compositores como Francisco Mignone, Edino Krieger, Lorenzo Fernandez e Radamés Gnattali.

As composições de Arthur Bosmans, boa parte das quais foram editadas no Brasil, Estados Unidos e países europeus, abrangem obras vocais, orquestrais e obras para piano, violão e diversas formações camerísticas.

Data detalhada de nascimento

13.10.1908

Data detalhada de falecimento

14.05.1991

Fonte de pesquisa

https://www.ufmg.br/online/arquivos/010204.shtml

Natural

Compositor estrangeiro