Acervo
Autores
Pe. Gerardo Naves (Alberto M. Alves)
Naves, Monsenhor Gerardo
- Compositor
- ∙ Poeta
- ∙ Teatrólogo
Nascido em São Sebastião do Paraíso a 03/04/1912, veio para Leopoldina em 1963. Foi Cura da Catedral desde 1965 e Coordenador da Pastoral da Diocesana desde 1974. Fez seus estudos de Humanidades e Filosofia no Seminário de Guaxupé, Teologia no de Belo Horizonte e, ainda neste último, especialização em Psicologia e Sociologia.
Lecionou na C.A.D.E.S. e no Colégio São Luiz de Guaxupé, no Colégio Estadual São José do Rio Pardo , no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, de Leopoldina e na Faculdade Santa Marcelina, de Muriaé. Foi professor de Língua Portuguesa, Francês, Literatura Francesa e de Moral e Cívica, chegou também a dar aula de Latim no Seminário N. S. Aparecida, de Leopoldina, cuja língua falava fluentemente e aposentou-se no Colégio Estadual Botelho Reis, onde trabalhou no período de 1963 a 1982. Gerardo Naves foi, também, Capelão da Marinha de Pesca em Arrais das baias de Ilha Grande, Sepetiba e Recôncavos.
Músico, teatrólogo, poeta e prosador, suas obras eram assinadas pelo pseudônimo, Alberto M. Alves, minha mãe Wanda, segundo ela, chegou a ouvir uma novela dele pelo rádio. Ele é o autor do Hino de Leopoldina (Letra e Música).
Em 1954, ganhou o concurso de música erudita do Conservatório de Paris; e, em 1982, comemorando o 20º aniversário daquele concurso, foram convidados 20 mestres da música internacional para julgarem as 19 peças anteriormente vencedoras, saindo-se vitoriosa a composição do Monsenhor Gerardo Naves. Além de tudo isso, como escritor, publicou prosas e versos na ANTOLOGIA LEOPOLDINENSE de 1982.
*Algumas informações foram tiradas da ANTOLOGOGIA LEOPOLDINENSE e, também, do site da DIOCESE DE LEOPOLDINA(MG).