Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Benedito Lacerda

Lacerda, Benedito
  • Compositor
  • ∙ Flautinista
  • ∙ Flautista
  • ∙ Regente

Benedito Lacerda começou a tocar flauta transversa aos 8 anos, de ouvido, entrando bem cedo para a banda da Sociedade Musical Nova Aurora, em Macaé. Em 1920, chega ao Rio de Janeiro já com uma experiência extensa como músico de bandas e dois anos depois, ingressa na banda do exército. Morando no Estácio – bairro de sambistas e chorões – , trava contato com o tipo de música que viria a marcar a sua vida profissional. Antes dos 20 anos de idade, matricula-se no Instituto Nacional de Música, diplomando-se em flauta e composição. Em 1927, pede baixa e passa a se dedicar profissionalmente à música, tocando em orquestras de cinemas e teatros, e filiando-se ao conjunto regional Boêmios da Cidade.

Em 1930, coube a Benedito dar forma definitiva ao chamado conjunto regional, quando cria o grupo Gente do Morro, dedicado a executar ritmos brasileiros com forte percussão acompanhando seus solos de flauta. Esse grupo foi a gênese do Conjunto Regional Benedito Lacerda, com percussão mais atenuada e ênfase nos instrumentos de cordas dedilhadas. Na primeira formação, trazia Gorgulho e Ney Orestes ao violão, Canhoto ao cavaquinho e Russo do Pandeiro. A partir de 1937, cristalizou-se a formação definitiva, com Dino e Carlos Lentine, depois Meira nos violões e Popeye no pandeiro, que perdura até 1950, quando Benedito se retira do grupo.

Em fins da década de 1940, as 34 gravações conhecidas do Regional com Benedito Lacerda na flauta e Pixinguinha no saxofone tenor representaram um divisor de águas na história da música brasileira. Depois dessas gravações, os arranjos de choro nunca mais foram os mesmos, e pode-se encontrar aí uma das origens do conjunto Época de Ouro, de Jacob do Bandolim, que levou a dimensão camerística do choro ao extremo. Praticamente todos os grandes cantores e músicos da época foram acompanhados por Benedito Lacerda e seu Regional: Francisco Alves, Silvio Caldas, Orlando Silva, Aracy de Almeida, Dorival Caymmi e Carmen Miranda, entre muitos outros. 

Em 1942, Benedito Lacerda participa da fundação da União Brasileira de Compositores (UBC), e depois da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (SBACEM), da qual foi presidente. É autor de cerca de 700 músicas, entre choros, sambas e marchinhas, como A Jardineira, em parceira com Humberto Porto. As peças instrumentais mais famosas são também a origem da polêmica levantada por pesquisadores que afirmam que os choros assinados por ele em parceria com Pixinguinha (IngênuoO gato e o canárioOs oito batutasProezas de Solón, Um a zero e Vou vivendo, entre tantas outras) seriam, na verdade, composições só de Pixinguinha - que lhe teria dado parceria por dívida de gratidão. Suas composições instrumentais sem parceiros são ainda relativamente desconhecidas, e pouco executadas pelos músicos de hoje. 

Data detalhada de nascimento

14.03.1903

Data detalhada de falecimento

16.02.1958

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Macaé - RJ