Acervo

Autores

Aldinho

Krieger, Aldo
  • Clarinetista
  • ∙ Compositor
  • ∙ Professor de Música
  • ∙ Regente
  • ∙ Saxofonista
  • ∙ Violinista
  • ∙ Violonista

Aldo Krieger nasceu em Brusque, Santa Catarina, em 05 de julho de 1903. Filho de Gustavo Krieger e de Adelaide Diégoli Krieger, aos sete anos de idade começa a estudar música com o Professor Graupner, iniciando-se no bandoneon. Aos oito anos já acompanhava e substituía seu professor Raymundo Bridon. Ainda adolescente, aprendera a tocar bandoneon, violino, violão, clarinete e saxofone. Formou com os irmãos um conjunto regional que animava o cinema mudo, as serestas e os saraus.

Organizou o primeiro Jazz Band de Santa Catarina, com o qual abrilhantava o carnaval da cidade. Dirigiu a Banda Musical Concórdia, organizou e dirigiu vários corais religiosos e de jovens da comunidade. No Rio de Janeiro, em 1953, fez no conservatório Nacional de Canto Orfeônico um curso intensivo, onde foi aluno de Villa Lobos, Andrade Muricy, entre outros. Participou na mesma época do Curso de Férias da Pró-Arte de Teresópolis-RJ. Durante vários anos foi professor de música do Ginásio Cônsul Carlos Renaux de Brusque.

Em 1956 fundou o Conservatório de Música de Brusque, filiado ao Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Em 1961 foi convidado a assumir a direção da recém-fundada Associação Coral de Florianópolis, realizando excelente trabalho de consolidação daquela instituição. Sob sua regência foram realizados vários concertos, tanto em Florianópolis como em outras cidades do Estado de Santa Catarina, o que viria a determinar a personalidade do coral.

Em 1970, sob sua regência, a ACF gravou seu primeiro LP em São Paulo e ainda, neste mesmo ano, foram feitas também em São Paulo, apresentações no Teatro Municipal, TV Tupy e TV Cultura Canal 2. Em abril de 1971 esteve no Rio de Janeiro, quando apresentou-se a frente da ACF na TV Globo, programa “Concertos para Juventude”, na Sala Cecília Meirelles e na Universidade Gama Filho.

Na Capital do Estado, onde viveu por dez anos, além de professor de música e ritmo do curso de Educação Física, ocupou ainda o cargo de Técnico da Divisão de Artes do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura – Governo de Celso Ramos- onde realizou um trabalho de divulgação de músicas folclóricas brasileiras e catarinenses, bem como de obras musicais de autores catarinenses.

É autor de inúmeras composições para Piano, Canto Coral, Banda de Música, além dos Hinos do Centenário de Brusque e Blumenau, Hino da Associação Coral de Florianópolis, entre outros.

Aldo Krieger faleceu em Florianópolis, em 12 de outubro de 1972.

Carmelo Krieger , 2004

Data detalhada de nascimento

05.07.1903

Data detalhada de falecimento

12.10.1972

Fonte de pesquisa

http://iak.org.br/site/aldo-krieger

Natural

Brusque - SC