Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Aymoré

Silva, José Alves da
  • Cavaquinista
  • ∙ Compositor
  • ∙ Violeiro
  • ∙ Violonista

Começou tocando cavaquinho e depois aprendeu a tocar viola e violão. Em 1927 estreou no Teatro São Paulo ao lado de Jararaca e Ratinho, Canhoto e Paraguassu. Em 1928 passa a integrar o conjunto Chorões Sertanejos, de Raul Torres, e no ano seguinte grava seu primeiro 78 rpm, na Parlophon.

Em 1930 conhece Aníbal Augusto Sardinha, que mais tarde ficaria conhecido como Garoto, formando com ele uma dupla que se apresentava em rádios e festas. Em 1933 integra o Regional de Armandinho, na Rádio Record de São Paulo, adotando o nome artístico Aymoré. Em 1934, contratado pela Rádio Cosmos de São Paulo, participa do conjunto regional de lá, dirigido por Petit (Hudson Gaia). No ano seguinte organizou um trio com Petit e Garoto, apresentando-se no salão nobre do Edifício Martinelli. Com o fechamento da Rádio Cosmos, a dupla Aymoré e Garoto vai para a Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, por indicação de Sílvio Caldas.

 

Em 1942, Aymoré forma o regional da Rádio Difusora de São Paulo. Em fins do mesmo ano, atua na Rádio Cruzeiro do Sul de São Paulo, onde organiza novo conjunto. Apresenta-se também em programa próprio, solando ao violão. Entre 1950 e 1961, trabalha como arquivista da orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, e participa de seus programas de ópera. Acompanha Vanja Orico na trilha sonora do filme O cangaceiro, de Vítor Lima Barreto, sob a direção do maestro Gabriel Migliori, em 1953. Cinco anos depois, trabalha com Camargo Guarnieri na trilha do filme Rebelião em Vila Rica, direção de Geraldo e Renato dos Santos Pereira. Em 1974 participa da gravação do LP de Poli (Músicos maravilhosos), pela Chantecler, em que foi homenageado junto com Garoto, acompanhando o choro Quinze de Julho, parceria da dupla.

Data detalhada de nascimento

24.06.1908

Data detalhada de falecimento

05.06.1979

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Redenção da Serra - SP