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Autores
Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX
Carolina Cardoso de Menezes
Menezes, Carolina Cardoso de
- Compositora
- ∙ Pianista
Carolina Cardoso de Menezes veio de uma família de pianistas que, contrariando a tradição, eram mais ligados ao piano popular que ao clássico. Seu pai, Menezes Filho, pianista e membro de sociedades carnavalescas, exerceu forte influência na formação da filha, que se dizia “pianeira”. Tendo em Ernesto Nazareth o seu compositor preferido, Carolina foi uma das raríssimas mulheres a participar do universo predominantemente masculino do choro na primeira metade do século XX.
Entre 2 e 12 anos, aprendeu a tocar de ouvido. Aos 13 anos passou a ter aulas com uma série de professores, tendo sido por curto tempo aluna da maestrina e pianista Chiquinha Gonzaga. Aos 14 anos já tocava e gravava profissionalmente, trabalhando inicialmente na rádio Sociedade do Rio de Janeiro e depois nas rádios Philips e Mayrink Veiga.
Formada em teoria musical e solfejo pelo Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, estreou como solista no ano de 1931, gravando um fox-trot e um samba de sua autoria para a Parlophon. Em 1935, transferiu-se para a Rádio Tupi do Rio de Janeiro e, depois, para a Rádio Nacional, onde trabalharia até se aposentar, em 1968. Em 1944, formou com Garoto um duo incomum, que juntava o piano com instrumentos de cordas dedilhadas: violão tenor, guitarra havaiana e, esporadicamente, bandolim. Juntos, tiveram um programa de grande sucesso na Rádio Nacional e gravaram, entre 1942 e 1944, cinco discos de 78 rpm pela RCA Victor.
Essencialmente solista, a pianista também acompanhou cantores como Francisco Alves, Josephine Baker, Pedro Vargas e Charles Trenet. Seu piano era dançante, ritmado, e suas improvisações fugiam do estilo jazzístico, se relacionando muito mais com o estilo do choro, sua paixão musical. Deixou gravada mais de uma centena deles, além de muitos sambas e fox-trots. Apenas uma composição instrumental sua foi gravada por outros músicos. Em 2001, ano de morte da pianista, Altamiro Carrilho, Jorginho do Pandeiro, Luciana Rabello e Maurício Carrilho registraram Eu sou do barulho no disco Mulheres do Choro, lançado pela Acari Records. No mesmo ano, a pianista Maria Teresa Madeira gravou um CD (que, até 2014 - data da redação deste verbete - permanecia inédito), todo dedicado às composições de Carolina.