Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Rossini Ferreira

Ferreira, Rossini
  • Bandolinista
  • ∙ Compositor

Filho de clarinetista e mestre de banda do interior de Pernambuco, Rossini aprendeu as primeiras notas mexendo no bandolim de sua irmã mais velha. Aos 12 anos, mudou-se com a família da pequena cidade de Nazaré da Mata para o Recife. Lá, ainda adolescente, formou seu primeiro grupo: o Bando Pernambucano, conjunto vocal que imitava o Bando da Lua, onde permanece até ser contratado para tocar na Rádio Clube de Pernambuco, a antiga PRA-8. Continuava trabalhando numa seguradora de dia, indo à noite para a rádio. 

Em 1959 vai ao Rio de Janeiro, a convite de Jacob do Bandolim, junto com os violonistas pernambucanos João Dias, Zé do Carmo, Dona Ceça e Canhoto da Paraíba. Na casa de Jacob, Rossini conhece Pixinguinha, Radamés Gnattali e muitos outros músicos de relevância. A viagem foi de tal modo um marco em sua carreira, que em 1969 ele retorna ao Rio, onde permanece por cerca de 18 anos. Nos anos 1970, época em que o choro ganha destaque nacional, ele passa a integrar o grupo Amigos do Choro que, em 1977, ganha o I Concurso de Conjuntos de Choro no Rio de Janeiro interpretando sua música Recado, escolhida como a melhor composição do evento. No mesmo ano, em São Paulo, é a vez de sua música Ansiedade ganhar o I Festival Nacional do Choro, o maior de todos os concursos do gênero, promovido pela Bandeirantes.

Já na década de 1990, aos 70 anos, recebe duas propostas tentadoras e volta ao Recife para integrar a Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco e lecionar no Conservatório Pernambucano de Música, quando aproveita a oportunidade para estudar teoria musical e gravar um LP da Dedilhadas pelo Selo Funarte, mais tarde lançado também em CD.

Além do álbum do Amigos do Choro, que permanece inédito em tecnologia digital, Rossini Ferreira possui um CD lançado pela Kuarup Discos, Um Alô Para o Six. A faixa Dr. Menna integra também outra gravação do catálogo da gravadora. Para registrar boa parte de sua obra que permanece inédita, o músico paraibano Wilson Maria dos Santos organizou um álbum com 64 partituras de choros, valsas e frevos de Rossini especialmente compostos para o instrumento. 

Data detalhada de nascimento

07.07.1919

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Nazaré da Mata - PE