Acervo

Autores

Vidal Assis

Assis, Vidal
  • Compositor
  • ∙ Poeta
  • ∙ Ator

Compositor de letra e música, construiu uma gama de parceiros musicais como Hermínio Bello de Carvalho, Sérgio Souto, Sérgio Fonseca, Pedro Amorim, Maurício Carrilho, Moyseis Marques, Fátima Guedes, Ângela Suarez, Anna Paes, Lucas Porto, Luis Barcelos, Leonardo Pereira, Anderson Balbueno, Marcelo Noronha, João Sholl, Gabriela Buarque, Leandro Dias, Jorge Andrade, Milena Tibúrcio, Renato Martins, Roberto Didio, João Camarero, dentre outros.

Suas composições transitam pelos mais diversos ritmos brasileiros, desde o samba (e suas variações, como o samba-de-breque, o samba-canção e o partido-alto) até o choro, abrangendo valsas, baiões, xotes, toadas, modinhas, ijexás, afoxés, marchas-de-rancho e canções.

Em 2007, "Tribeira" (parceria com Hermínio Bello de Carvalho) foi gravada no disco "Entre Cordas", da cantora Zezé Gonzaga.

Em 2010, "Bola no Bola", "Penúltimo Desejo" (ambas parcerias com Hermínio Bello de Carvalho) e "Via Crucis" (com Hermínio e Lucas Porto) foram gravadas no disco "Depontacabeça", da cantora Áurea Martins.

Em 2011, participou do DVD “Iluminante”, da cantora Áurea Martins, cantando com ela o samba “Via Crucis” (parceria com Lucas Porto e Hermínio Bello de Carvalho), além de ser autor de outras duas faixas (“Bola no Bola” e “Penúltimo Desejo”, ambas parcerias com Hermínio Bello de Carvalho). O DVD, além de contar com as participações de Fernanda Montenegro e Chico Buarque, foi muito elogiado por público e crítica.

Ainda em 2011, venceu o festival de música do SESI, com a canção “Metades” (parceria com João Sholl).

Em 2012, participou do importante projeto “Panorama da Nova Canção Carioca”, ocorrido na Caixa Cultural -Teatro Nelson Rodrigues. Esse projeto abordou a obra dos novos compositores que vêm se destacando no cenário da música carioca. Nele, cantou ao lado de Marcos Sacramento, Zé Paulo Becker, Moyseis Marques e Julio Dain.

Ainda em 2012,  participou da série de shows de lançamento do CD/DVD “Iluminante”, de Áurea Martins, ao lado de Áurea Martins, Moacyr Luz, Daniella Spielman e Fátima Guedes.

Em 2013, participou, com músico e ator, do elenco do musical '”Clementina, cadê você?”, sucesso de público e crítica.

Em 2014 e 2015 integrou, com Áurea Martins, Alaíde Costa e Hermínio Bello de Carvalho, o espetáculo “Elizethíssima”, sobre a obra de Elizeth Cardoso. O recital foi apresentado no Centro Cultural dos Correios (RJ), no Teatro Rival (RJ) e na Caixa Cultural de Curitiba.

 

Data detalhada de nascimento

29.04.1985

Natural

Rio de Janeiro - RJ