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Autores
Jayme Vignoli
Vignoli, Jayme
- Arranjador(a)
- ∙ Compositor
- ∙ Cavaquinista
Cavaquinista, arranjador, compositor e produtor musical nascido no Rio de Janeiro em 13 de março de 1967, Jayme Vignoli começou a tocar cavaquinho aos treze anos. Tendo iniciado sua vida profissional em 1984, aos dezessete anos, atuou em diversos grupos de música popular pelo Brasil e exterior. Estudou cavaquinho com Márcio Almeida. Graduou-se em Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni Rio), instituição onde iniciou o curso de Mestrado Profissional em 2014. Integrou a Orquestra de Cordas Brasileiras e faz parte do conjunto Água de Moringa, grupos agraciados com prêmios Sharp na categoria instrumental nos anos 1991, 1992 e 1998. É integrante do grupo Caldereta Carioca que fez sua estréia em outubro de 2005 no projeto Viagens Musicais no Centro Cultural do Banco do Brasil - Rio de Janeiro - executando no programa em primeira audição mundial a versão da obra O boi no telhado de Darius Milhaud (original para orquestra) para regional de choro. Esse mesmo concerto foi repetido em 2006 na Sala Ibero Americana em Berlim, Alemanha. Foi integrante da Camerata Universidade Gama Filho com a qual atuou pelo Brasil e Portugal. Integra ainda a Orquestra Típica Flor do Sereno do Rancho Carnavalesco Flor do Sereno, o trio Trinca, o trio Os Guanabaras e a orquestra Pixinguinha na Pauta. Tem se apresentado com esses grupos e outras formações em todas as regiões do Brasil e também no exterior, em países como França, Portugal, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Colômbia, Paraguai e Irã.Na década de 1980 foi professor da Escola Brasileira de Música, mesma época em que atuou nos Mini concertos didáticos do Museu Villa Lobos no Rio de Janeiro. Participou ainda como docente por muitos anos nos cursos de cavaquinho, oficina de choro e arranjo para conjunto de choro do Festival de Música de Londrina e ainda, em 2000, na Oficina de Música do Conservatório de Música Popular de Curitiba. É professor de cavaquinho, arranjo, prática de conjunto e composição da Escola Portátil de Música (EPM) no Rio de Janeiro desde 2003. Tem lecionado anualmente no Festival Nacional de Choro (vinculado à EPM) desde sua primeira edição em 2004. Em 2008 atuou na Semana do Choro de Londrina, na Casa de Cultura da UEL (Universidade Estadual de Londrina) como professor de prática de conjunto e palestrante sobre história do choro. Em 2011 e 2014 lecionou cavaquinho e prática de conjunto de choro no 34º Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA). Lecionou nas 3ª e 4ª edições da Semana Seu Geraldo de Música em Leme (SP), no 7º Encontro de Choro da Unicamp (2014) e 1º Encontro de Choro de Campinas (2015) e ainda no exterior nas seguintes instituições New York University (EUA - 2002), Rytmisk Musikkonservatorium (Dinamarca - 2005) e Fridhems Folkhögskola (Suécia - 2005). Casa de Choro de Toulouse (França -2012).
Fez a direção musical e escreveu trilhas sonoras de diversos vídeos institucionais e CDROMs, bem como curtas e médias metragens como: Perdi a cabeça na linha do trem (de Estevão Ciavatta - 1992), O Matrimônio (de Ralf Cabral Tambke - 1994/2006), Livre (de Márcia Paraíso - 1994), Biu - a vida não tem retake (de Paulo Halm - 1995), Liberdade ainda que à tardinha (de Luiz Gonzaga Guimarães de Castro - 2002), Babaú na casa do Cachaça - Verde e Rosa Blues (de Luiz Gonzaga Guimarães de Castro - 2005) e Eu sou assim - Wilson Batista (de Luiz Gonzaga Guimarães de Castro - 2007). Em 2004 atuou no projeto Brasiliana - Catálogo Digital Radamés Gnattali que proporcionou a edição digital de parte da obra do grande compositor brasileiro, como coordenador de edição de partituras. Trabalhou em diversos espetáculos teatrais dentre os quais se destacam: Pixinguinha (1994 - CCBB Rio de Janeiro e Teatro Carlos Gomes - Rio de Janeiro), Metralha (1996 - CCBB Rio de Janeiro e Teatro Ginástico - Rio de Janeiro e ainda Teatro Nacional em Brasília) e Clara Nunes – Brasil Mestiço (2001 - CCBB, no Rio de Janeiro). Atuou como músico e diretor musical da montagem da “sambópera” A Traviata (2001) de Augusto Boal quando praticamente teve que reescrever a partitura de Verdi adaptando-a para os ritmos brasileiros. Em 1996 sua música Parceria (escrita com Paulo de Castro) tirou o segundo lugar no Festival 20 anos de Seis e Meia - Teatro Carlos Gomes - Rio de Janeiro (RJ). Parceiro de Aldir Blanc e Luiz Flavio Alcofra, tem músicas gravadas por Walter Alfaiate (Bolinho de Bacalhais - CD Olha aí - Alma Produções - 1998), Nadinho da Ilha (Volante de contenção - CD O samba bem humorado de Nadinho da Ilha - RGE - 1999), Zeca Pagodinho (Sem essa de malandro agulha - CD Zeca Pagodinho - Polygram - 1998 e CD Zeca Pagodinho ao vivo - Mercury/Universal - 1999), Aldir Blanc (Primos entre si - CD Roda de samba no Bip Bip - independente - 2005 e Lupicínica - CD Vida Noturna - Lua Discos - 2005), Rancho Carnavalesco Flor do Sereno e Valéria Lobão (Oração perdida - CD Chamada - Tenda da Raposa - 2011). No ano 2000 sua obra BirinaiteSuite foi incluída no CD Estúdio de Música Eletroacústica - Instituto Villa Lobos/Uni Rio. Entre os anos de 2002 e 2003 co-produziu o disco Sob o Redentor do violonista e compositor Zé Paulo Becker tendo também trabalhado no projeto como músico e arranjador. Em 2006 co-produziu e fez a direção musical e arranjos do CD Sacramentos do cantor Marcos Sacramento (gravadora Biscoito Fino) em cujo CD anterior – Memorável Samba – já atuara como músico, arranjador e co-diretor musical. Em 2006, dentre cento e treze inscritos, foi um dos cinco finalistas do Prêmio SesiMinas de Cultura – composição para orquestra de câmara com a obra Incelença e coco de embolada, para cordas, obtendo na ocasião menção honrosa. Em 2008 o sexteto Fina Estampa estreou sua obra Botequiana No 2 – Bracarense, gravando- a em seu primeiro CD (Abrideira - independente - 2009). Tem atuado intensamente como arranjador tendo, em 2009, escrito três arranjos para o show do cantor Chico César com a orquestra holandesa Metropole Orkest dirigida por Vince Mendoza. Em 2012, repetiu a dose, escrevendo para a mesma orquestra, três arranjos especialmente para o concerto Noite Cabo Verde, com artistas desse país como Tito Paris. Ainda como arranjador, tem uma longa lista de participações em diversos CDs e concertos com artistas como: grupo Água de Moringa, Os Guanabaras, Moacyr Luz, Aldir Blanc, Chico Adnet, Maria do Céu, Teca Calazans, Projeto Choro Carioca, Música do Brasil, Quinteto Villa Lobos, Furiosa & Camerata Portátil, Ivor Lancellotti, Jards Macalé, Projeto Joaquim Callado - o Pai dos Choroões, Mariana Baltar, Projeto Mário Lago, Homem do Século XX, Zé da Velha e Silvério Pontes, Joel Nascimento e Fernanda Canaud, Duo de Lena Verani e Luiz Flavio Alcofra, Terno Carioca, Rancho Carnavalesco Flor do Sereno e João Bosco dentre outros. Em 2010 atuou como curador e diretor do espetáculo de música da 3ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte (www.juventudearte.org.br), realizada no Teatro Carlos Gomes – Rio de Janeiro, promovida pelo CEPP – Centro de Estudos de Pesquisas Públicas e em 2012 voltou a desempenhar as mesmas funções na 4ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte. Em 2011 sua obra Estação Madureira, para violão e quarteto de cordas foi gravada dentro do projeto As Quatro Estações Cariocas por Zé Paulo Becker e Quarteto Radamés Gnattali. No mesmo ano sua quadrilha Litorânea foi registrada no CD de estréia do grupo Camerata Brasilis (CD Camerata Brasilis - Acari Records - 2012). Em 2013 escreveu três arranjos para o concerto comemorativo dos 10 anos da série MPB & Jazz com o grupo Água de Moringa e Orquestra Petrobras Sinfônica. Entre os anos de 2012 e 2013 escreveu todos os arranjos do CD da cantora sueca Miriam Aïda, dedicado à obra do compositor brasileiro Baden Powell. Em 2013 produziu e fez a direção musical do CD de estréia do grupo Tungo e está cumprindo as mesmas funções nas gravações do primeiro CD do Rama Trio. Nesse mesmo ano criou a Orquestra Fuleira, grupo de 15 músicos, para tocar repertório de própria autoria e de compositores brasileiros fundamentais como Radamés Gnattali, e Guerra Peixe entre outros. Em 2014 trabalhou como produtor e diretor musical no CD de estréia da dupla de compositores Iara Ferreira e Bernardo Diniz, Bené e Iaiá, disco esse com lançamento previsto para julho de 2015.