Acervo

Autores

Cidinho 7 cordas

Oliveira, Lyzias Rodrigues de
  • Compositor
  • ∙ Violonista

Nascido em 09 de setembro de 1939 na cidade de Alegre, no interior do Espírito Santo, Lyzias Rodrigues de Oliveira, que anos mais tarde se consagraria com o nome artístico de Cidinho 7 cordas, era filho de pais lavradores que migraram para a antiga capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, no então Estado da Guanabara.

Já residindo na capital, aos 12 anos de idade e maravilhado com a cidade grande, passou a explorá-la com olhos e ouvidos de descobridor. Começou pelo rádio, cujos programas o impressionavam como uma festa cotidiana. Foi nessa sintonia frequente que passou a distinguir os artistas e conjuntos, com atenção especial para as apresentações do Regional do Canhoto, mais precisamente no grave do violão. Ao ouvir o locutor se referir a Dino no violão de sete cordas, sentiu um forte desejo de aprender aquele instrumento. Ganhou seu primeiro violão numa rifa, quando tinha 15 anos, e as primeiras aulas vieram de um método do já renomado violonista Dilermando Reis.

Mas além dos estudos e do rádio que ouvia em casa, sua formação musical complementava-se com o hábito de frequentar assiduamente os auditórios das emissoras de rádio, onde ficava sensível a tudo que via, ouvia, observava e absorvia. Seu itinerário nessa época o levava da rádio Mayrink Veiga, onde se apresentava o Regional do Canhoto, passando pela rádio Mauá, onde se apresentava o Regional do Pernambuco do Pandeiro, rádio Mundial, do grande Waldir Azevedo que se apresentava com seu conjunto, terminando por fim, na rádio Nacional, o endereço do Regional de Dante Santoro. Foi nesse processo natural e orgânico, que o ainda menino Lyzias começou sua metamorfose e foi “ganhando asas” como violonista.

Em sua estreia como músico do Regional de Walter Moura, na rádio Vera Cruz em 1957, ganhou o apelido que adotaria como nome artístico e com o qual se tornou conhecido. Ao apresentar o conjunto, o locutor do programa perguntava o nome de cada integrante e Cidinho, até então conhecido pela maneira carinhosa com que sua mãe o chamava, disse longe do microfone: Lydinho. O locutor por sua vez, entendeu Cidinho. Foi assim que devido ao problema de comunicação, que recebeu seu nome artístico e iniciou o seu voo no mundo profissional. Foi nessa época também que comprou seu primeiro violão de sete cordas, levado até a loja Ao Bandolim de Ouro por Evandro do Bandolim, que também integrava nessa época o time de músicos da rádio Vera Cruz, o apresentou a Miguel Jorge Do Souto, o proprietário.

Com o passar do tempo e fluxo dos acontecimentos, passou a ter mais convivência com Dino, que dava aulas na loja Ao Bandolim de Ouro. Tentou, sem sucesso, ser seu aluno, devido à falta de horários na agenda do mestre. Posteriormente, já tendo tocado com Rossini Ferreira e Claudionor Cruz, surge uma oportunidade de estudar com Jaime Florence, o Meira, que também era violonista do Regional do Canhoto. Curiosamente, algum tempo depois, aperfeiçoou-se com estudos de harmonia e leitura musical com ninguém menos que Orlando Silveira, acordeonista renomado e também integrante do Regional. O menino que alguns anos antes, ouvia e assistia admirado as apresentações do Regional, agora tinha relações de amizade com seus integrantes, inclusive com o chefe do conjunto com quem teve o prazer de tocar nas rodas do Jequiá Esporte Clube, na Ilha do Governador.

Ao longo de seus mais de sessenta anos de carreira musical, Cidinho foi integrante de inúmeras formações de conjuntos regionais, com destaque para o mais famoso deles, o do bandolinista Niquinho. Com seu violão sete cordas, trabalhou em shows e gravações com alguns dos artistas da mais alta relevância dentro da música popular brasileira como Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Gilberto Alves, Altamiro Carrilho, Paulinho da Viola, Silvio Caldas, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, João Nogueira, Beth Carvalho, Emilinha Borba, Marlene, Sivuca, Orlando Silveira, Abel Ferreira, Roberto Silva, Monarco e tantos outros.

No ano de 2012, gravou seu primeiro e único disco autoral com exatas vinte composições suas, onde uma delas, o maxixe Dois amigos, é uma parceria com Rossini Ferreira. O disco contou com a direção musical de Pedro Bastos e do próprio, além da participação de diversos artistas de destaque do universo do Choro como Déo Rian, Joel Nascimento, Pedro Bastos, Antonio Rocha, Bruno Rian, Hélcio Brenha, Toni 7 cordas, Jorginho do Pandeiro, Agnaldo Luz e Mauricio Verde, dentre outros.

Data detalhada de nascimento

09.09.1939

Natural

Alegre - ES