Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Nonô

Peixoto, Romualdo
  • Compositor
  • ∙ Pianista

Nonô, ou Romualdo Peixoto, provavelmente o melhor pianista de samba na chamada "idade de ouro", grande compositor, pertenceu ao que se poderia chamar de uma família musical - que inclue o sambista Ciro Monteiro, o pianista Moacir Peixoto, o pistonista Araken Peixoto e o cantor Caubi Peixoto - escolheu logo o piano como seu brinquedo predileto. Aos 9 anos de idade já se apresentava em um clube como menino prodígio. Após servir três anos no exército tornou-se pianista profissional. 

A 20 de janeiro de 1927 casou-se com d. Simone Barbosa, dessa união resultando dois filhos: Paulo Edmundo e Haroldo. Foi pianista de várias orquestras e conjuntos inclusive a Brunswick, de J. Tomás, Bambas do Estácio, Gente Boa, Gente do Choro, Orquestra Copacabana, etc. Por volta de 1932 era o acompanhador predileto da época: Francisco Alves, Sílvio Caldas, Mário Reis. César Ladeira, que não podia ver artista sem lhe dar uma alcunha, passou a anunciá-lo como o "Chopin do Samba".

Ao falecer, a 13 de novembro de 1954, em Niterói, desempenhava função na Secretaria de Viação e Obras Publicas do Estado do Rio. Deixou obra pequena mas da melhor qualidade. Entre suas composições podemos citar os sambas "Vai-te embora" (letra de Francisco Matosos), "Eu vi brilhar", "Vitoria" (de parceira com Noel Rosa e feito contra Francisco Alves), "Perto do céu" (letra de Francisco Matoso), "Ela disse adeus" e "Sofri demais", as valsas "Cigana" (letra de Paulo Roberto) e "Jardim de flores raras" (letra de Franscisco Matoso) e o choro "Uma farra em Campo Grande".

Como pianista, Nonô tem sua arte eternizada em vários discos onde, geralmente como acompanhador, pode ser ouvido em algumas passagens magistrais. Arte sobre a qual assim se expressou Orestes Barbosa: "Nas pontas de seus dedos há martelos de veludo e ninguém explica o milagre do sentimento, da instituição que ele imprime à sua maneira, destancando-se emotivamente na execução".

Data detalhada de nascimento

07.02.1901

Data detalhada de falecimento

13.11.1954

Fonte de pesquisa

VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira vol 2. Editora Martins, São Paulo. 1964.

Natural

Niterói - RJ