Acervo
Autores
Guilherme Sá
Sá, Guilherme Ayres
- Cavaquinista
- ∙ Compositor
- ∙ Bandolinista
Guilherme Sá é graduado em Licenciatura em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Educação Musical pela mesma instituição. Iniciou seus estudos de cavaquinho aos treze anos de idade com a professora Luciane Menezes (Dobrando a Esquina e Jongo da Serrinha). Fez o Curso Básico do Conservatório Brasileiro de Música com o professor Alessandro Vallente (Rabo de Lagartixa) e também o Curso Básico da Escola de Música Villa Lobos. Foi aluno da Escola portátil de Música desde o ano 2000, tendo aulas com Luciana Rabello e Jaime Vignolli.
Foi monitor de cavaquinho da Escola Portátil de Música (2006 e 2007), professor de prática de conjunto das Ongs Toca o Bonde (2006) e Instituto Trabalho e Cidadania (2004 – 2008), com crianças da comunidade do Morro da Formiga, Santa Cruz e Santa Tereza, além de ter trabalhado como monitor no Instituto Pão de Açúcar (2004 e 2005). Atuou como professor de violão, cavaquinho e prática de conjunto na escola de música Canto pra Viver entre os anos de 2007 e 2012, tendo retornado ao curso no ano de 2014 para exercer a função de coordenador pedagógico. Também como educador musical e coordenador pedagógico no projeto Educanção, da prefeitura de municipal de Paraty, no período de 2010 a 2012. Atualmente é professor de Educação Musical concursado do município do Rio de Janeiro.
Como instrumentista, fez parte dos conjuntos Santo Forte e Retrô, tendo acompanhado profissionalmente e em rodas informais de samba nomes como Tantinho da Mangueira, Nelson Sargento, Moacir Luz, Luís Carlos da Vila, Altamiro Carrilho, Elza Soares, dentre outros. Apresentou-se em casas de show como Rio Scenarium, Carioca da Gema, Teatro Rival, Sacrilégio, Estrela da Lapa, Sala Funarte, Cultural (MG), no Festival Tensamba, nas cidades de Madrid e Barcelona na Espanha no ano de 2012 e na feira de música MIDEM, na cidade de Cannes na França em fevereiro de 2014. Participou da gravação do CD do Conjunto de Choro Café no Sangue, de Londrina e do CD de sambas enredo da Liga Independente das Escolas de Samba de Vitória no ano de 2006 como cavaquinhista e assistente de produção. Atualmente faz parte como cavaquinhista das bandas dos cantores Leandro Fregonesi, Joyce Cândido, Anderson Vaz e Tantinho da Mangueira, acompanhando-os em shows pelo Rio de Janeiro e outros estados do Brasil e tendo gravado programas como Sem Censura, Estúdio I e Programa do Jô.
A atuação como compositor fez Guilherme Sá ter sido parceiro em canções, choros e sambas de nomes de destaque da música popular, dentre eles Álvaro Carrilho, Maurício Carrilho, Hermínio Belo de Carvalho e Tantinho da Mangueira. Além disso, Guilherme Sá foi campeão do concurso de sambas enredo da Escola de Samba Império da Tijuca 2008, do Primeiro Festival de Sambas de Quadra das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro e do concurso de sambas enredo da escola de samba de Três Rios Bambas do Ritmo em 2013, que lhe rendeu junto aos parceiros o troféu Ziriguidum de melhor samba do ano. Campeão também do samba do bloco Simpatia é Quase Amor de 2010, do bloco Nem Muda Nem Sai de Cima nos anos de 2003, 2004, 2007 e 2010, 2011 e 2013 e do bloco Meu Bem Volto Já em 2014. No ano de 2011 teve a música “Humilhação”, em parceria com Hermínio Belo de Carvalho, gravada no CD “O bom e velho novo samba”, da cantora Joyce Cândido. Em 2014, teve três músicas gravadas no primeiro DVD da carreira da mesma Joyce Cândido e uma música no CD do Conjunto Sambalangandã.
No ano de 2014, Guilherme Sá foi um dos jurados do quesito bateria do desfile das escolas de samba da série B do carnaval do Rio de Janeiro, da Lierj