Acervo

Autores

Alfredo Zitarrosa

Zitarrosa, Alfredo
  • Cantor
  • ∙ Compositor
  • ∙ Escritor(a)
  • ∙ Jornalista
  • ∙ Poeta

Zitarrosa nasceu como o filho ilegítimo de 19 anos de idade Jesusa Iribarne Snow White (Branco), Pereira Rossell no hospital, Montevideo.

Muito antes de se transformar em uma das figuras mais importantes da música latino-americana, ocupou vários cargos: Locutor de rádio, ator de teatro, jornalista e poeta. Em 1959, ele ganhou o Prêmio de Poesia concedido pela Intendência de Montevideo pelo seu livro Explicações, o qual nunca foi publicado.

Ele estreou como cantor popular com Cesar Calvo e Martin Torres em 1961, iniciando uma carreira marcada por inúmeras variações da milonga, o seu gênero favorito. Apesar do caráter universal de seu compromisso político, não acreditava em canções universais, e todos os seus poderes de criação se nutre pela singularidade do seu país.

A partir desta perspectiva estética, criou canções intemporais como Guitarra preta, Adagio, No meu país, El Violin Becho, Candombe y Canto de ninguém. Suas canções foram proibidas após o golpe militar de 1973, assim ele começou seu exílio, primeiro na Espanha, e em seguida, no México, onde compôs grande parte de sua obra tardia. Em 1984 ele voltou para Montevidéu onde uma multidão encheu as ruas para recebê-lo. Em 1988, ele publicou seu único livro de contos, Por si el recuerdo.

Data detalhada de nascimento

10.03.1936

Data detalhada de falecimento

17.01.1989

Fonte de pesquisa

http://en.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Zitarrosa http://www.biografiasyvidas.com/biografia/z/zitarrosa.htm

Natural

Compositor estrangeiro