Acervo

Autores

Adoniran Barbosa

Barbosa, Adoniran (pseudônimo de João Rubinato)
  • Cantor
  • ∙ Compositor

Adoniran Barbosa (1910-1982) foi um cantor e compositor brasileiro. "Saudosa Maloca" foi seu primeiro sucesso como compositor. "Trem das Onze" é mais uma de suas músicas que retrata o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana.

Adoniran Barbosa nasceu em Valinhos, São Paulo, no dia 6 de agosto de 1910. Filho de imigrantes italianos, Ferdinando e Emma Rubinato ainda jovem mudou-se com a família para Jundiaí. Em 1924 vão morar em Santo André, na grande São Paulo, onde começa a trabalhar para ajudar a família. Com 22 anos vai para São Paulo onde se emprega como vendedor de tecidos.

Na capital paulista participa de programas de calouros no rádio. Seu nome verdadeiro é João Rubinato, mas adota o pseudônimo de Adoniran Barbosa. Adoniran, nome de seu melhor amigo e Barbosa em homenagem ao cantor Luís Barbosa, seu ídolo. Em 1934, com a marcha "Dona Boa", feita em parceria com J. Aimberê, conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo.

Em 1941 é convidado para atuar na Rádio Record, onde trabalhou por mais de trinta anos como ator cômico, discotecário e locutor. Em 1955 compõe o primeiro sucesso, "Saudosa Maloca" (1951), gravado pelo conjunto Demônios da Garoa. Em seguida lança outras músicas, como "Samba do Arnesto" (1953), "Abrigo de Vagabundo" (1959) e a famosa "Trem das Onze" (1964).

Em suas obras, retrata o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Para isso, faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás. Uma de suas últimas composições foi "Tiro ao Álvaro", gravada por Elis Regina em 1980.

Adoniran Barbosa morreu em São Paulo no dia 23 de novembro de 1982

Data detalhada de nascimento

06.08.1910

Data detalhada de falecimento

23.11.1982

Natural

Valinhos - SP