Acervo
Autores
Oranice Franco
Franco, Oranice
- Escritor(a)
- ∙ Jornalista
- ∙ Poeta
Oranice Franco é mineiro de Lima Duarte, onde nasceu em 2 de novembro de 1919. Ainda na infância, sua família foi morar em São João del-Rei, daí sua paixão pela cidade, pela sua história, sua gente, sua cultura;por Minas Gerais. Movido por essa paixão é que mais tarde se interessa pelo jornalismo, concebido como um exercício que lhe acenava com a possibilidade de reinvenção da multiplicidade dos sentimentos por essa territorialidade. Tanto que no final da década de 30, foi para Belo Horizonte, atraído pela intensa vida intelectual na capital mineira, como confessou em artigo de 1946, publicado no 2º Anuário do Rádio: “com os primeiros fios de barba, achei que era tempo de criar juízo. Arrumei as malas e fui para Belo Horizonte. Na capital mineira me ajuntei a outros poetas e desandei”. Desse período o seu envolvimento com escritores como Murilo Rubião, Nilo Aparecida Pinto, Guilhermino César, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, João Etienne Filho e Rosário Fusco que viviam a Belo Horizonte do início da década de 40, tão importante para o cenário intelectual e literário de Minas Gerais.
No entanto, como seu interesse era o jornalismo, mesmo tendo trabalhado como articulista na Folha de Minas e na revista A Mensagem, regressou a São João del-Rei, partindo imediatamente para o Rio de Janeiro, sendo admitido na Rádio Nacional em abril de 1940. Aí permaneceu até à sua aposentadoria em 1982, produzindo programas de rádio e escrevendo radionovelas com Ghiaroni, Mário Brasini, Alziro Zarur e Pedro Anísio, quando, então, voltou definitivamente para São João del-Rei, onde morreu em 2 de novembro de 1999, sozinho, em sua residência na Av. 8 de dezembro.
Oranice Franco produziu e publicou uma extensa obra, abrangendo poesia, contos, crônicas e radionovelas. Porém, com uma distribuição irregular, sua obra atingiu um público muito reduzido, o que faz dele um escritor praticamente inédito