Acervo

Autores

Haroldo Tapajós

Tapajós, Haroldo
  • Cantor
  • ∙ Compositor

Filho de Manoel Tapajós Gomes, crítico de arte e poeta, e de Alice Sabino Maia, Haroldo formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Estado do Rio de Janeiro. De 1934 a 1945, trabalhou no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER. Em 1945, já afastado da música, entrou para o Itamaraty, tornando-se redator do Ministério das Relações Exteriores e iniciando carreira diplomática na qual exerceria diversos cargos, inclusive como vice-consul em Chicago, nos Estados Unidos, até aposentar-se, em 1985. Casou-se com Maryse Lafayette, em 1940, tendo com ela três filhos.

Integrou com o irmão Paulo, na década de 1930, a dupla Irmãos Tapajós e foi parceiro de Vinicius de Moraes na primeira canção gravada do poeta, "Loura ou Morena". Em 1932, estreou em disco com o irmão, na Columbia, interpretando de sua autoria e Vinicius de Moraeso fox-canção "Loura ou morena". No outro lado do disco, seu irmão Paulo interpretouo fox-blue "Doce ilusão", também de sua parceria com Vinicius de Moraes.

Em 1934, gravou com o irmão pela Victor o fox-trote "Um sorriso...uma lágrima...", de Júlio de Oliveira e Alberto Ribeiro e a valsa "Canção para alguém", de sua autoria e Vinicius de Moraes.

Também na décade de 1930, gravou com o irmão outras composições suas em parceria com Vinicius de Moraes, como o fox-canção "Namorado da lua" e o fox-trote "O nosso amor de criança".

Em 1940, gravou o último disco com o irmão interpretando a marcha "Decadênciade pierrô", de Lamartine Babo e Alcyr Pires Vermelho e o samba "Eu chorei", de Alvaiade e Alcides Lopes.

Nascimento

1915

Morte

1994

Fonte de pesquisa

http://dicionariompb.com.br/haroldo-tapajos

Natural

Rio de Janeiro - RJ