Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Pedro Galdino

Galdino, Pedro Manuel
  • Compositor
  • ∙ Flautista
  • ∙ Operário

De família de músicos, o flautista e compositor Pedro Manuel Galdino, também conhecido como Pedrinho de Vila Isabel, foi operário e mestre da banda da Fábrica Confiança de Tecidos. Seus acompanhadores foram Candinho Trombone e Juca Russo (violão), filho de Juca Valle, violonista e compositor da turma de Callado, Viriato, Rangel, entre outros. No início do século gravou várias de suas composições para a Casa Faulhaber com o conjunto Pessoal do Bloco. A polca Flausina, regravada em 1957 por Pixinguinha e Sua Banda (LP Assim É que É, Sinter) e em 1977 por Altamiro Carrilho, acompanhado pelo conjunto Os Carioquinhas (Os Carioquinhas no Choro, Som Livre) tornou-se uma de suas composições mais populares. Foi regravada por Altamiro em 2002 no CD da coleção “Princípios do Choro” (Acari Records/ Biscoito Fino) dedicado à sua obra.

Almirante, em um dos seus programas de rádio, relatou sua morte repentina, tendo sido atropelado por um trem. Eis o relato de Alexandre Gonçalves Pinto a seu respeito: “Pedrinho, primoroso flautista de uma educação sublime. Esse instrumento nos seus labios, as féras amansavam-se e os passarinhos enebriavam-se, tal era a suavidade do seu sopro. Pedrinho, raras vezes dizia não, aos seus camaradas fosse onde fosse o chôro. […] Pedrinho morreu repentinamente, deixando em nossos corações a maior tristeza impossível de descrever."

Morte

1919

Fonte de pesquisa

1. PAES, Anna. In Coleção de CDs “Memórias Musicais” (Biscoito Fino, 2002) 2. PINTO, Alexandre Gonçalves. O Choro — reminiscências dos chorões antigos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1978. (p. 19, 20, 82) 3. CABRAL, Sérgio. No tempo de Almirante — uma história do Rádio e da MPB. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990. 4. VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira na Belle Époque. Rio de Janeiro: Livraria Santana Ltda., 1977.

Natural

Rio de Janeiro - RJ