Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Altamiro Carrilho

Carrilho, Altamiro de Aquino
  • Compositor
  • ∙ Flautista
  • ∙ Arranjador(a)
  • ∙ Flautinista

Membro de família musical, aos cinco anos Altamiro já tocava numa flautinha de lata. Impressionado com a habilidade do menino, o carteiro da rua e músico amador Joaquim José lhe oferece as primeiras aulas e lhe proporciona o primeiro contato com uma flauta transversa. Aos 14 anos, o pequeno flautista vence vários programas de calouros, inclusive o de Ary Barroso. Em 1943, faz sua primeira gravação, participando de um disco de Moreira da Silva. A partir de 1946, começa a atuar em várias orquestras de rádios. Em 1951, passa a integrar o Regional do Canhoto e, cinco anos depois, vende quase um milhão de cópias com a gravação de seu maxixe Rio antigo.

No mesmo ano, Seu programa Em tempo de música alcança grande audiência, consolidando seu nome nacionalmente. Em 1958, Altamiro é agraciado com o troféu Microfone de Ouro, escolhido como o Melhor Instrumentista do Ano no Rádio. Na década de 1960, excursiona pela Europa e União Soviética, onde é considerado pela crítica como um dos melhores solistas de flautim do mundo. Mora no México por um ano e excursiona por vários países da América do Sul e também pelos Estados Unidos. Apresenta-se também no Chile, Bermudas, Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha, Noruega e França.

Nos anos de 1974 e 1975, assina os arranjos e atua como músico nos volumes 1, 2 e 3 da coleção 100 Anos de Música Popular Brasileira da série MPB 100 ao vivo - Projeto Minerva, lançados pela Tapecar, em oito LPs. Em 1987, acompanha Elizeth Cardoso em turnê pelo Japão. Ganha o Prêmio Sharp de 1997 na categoria Melhor Disco Instrumental, com o CD Flauta maravilhosa. Entre 2001 e 2002, mantém um programa musical na Rádio MEC AM, recebendo muitos nomes da música instrumental brasileira, especialmente chorões.

Apresenta-se com seu regional por diversas cidades e festivais de música do país, sempre tocando clássicos do choro e também composições suas, como Aeroporto Galeão, Deixa o breque pra mim e Oriental. Gravou, ao todo, mais de 70 discos e compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Consagrado no Brasil e no exterior, Altamiro tocou com os maiores músicos do mundo, populares e eruditos, tendo viajado por mais de 50 países durante sua carreira. Músico com completo domínio do improviso, tinha em Benedito Lacerda, Patápio Silva e Dante Santoro suas grandes referências. Tio do violonista Maurício Carrilho - filho de seu irmão e também flautista Álvaro Carrilho - , Altamiro é considerado uma lenda do choro. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 87 anos de idade, de problemas respiratórios.

Data detalhada de nascimento

21.12.1924

Data detalhada de falecimento

15.08.2012

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Santo Antônio de Pádua - RJ