Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Jacob do Bandolim

Bittencourt, Jacob Pick
  • Bandolinista
  • ∙ Compositor

Não havia músicos na família de Jacob. Seu primeiro instrumento foi um violino, que ganhou aos 12 anos. Sem intimidade com o arco, usava um grampo como palheta. Depois de arrebentar algumas cordas, trocou o violino pelo bandolim, que tem a mesma afinação, aprendendo a tocar praticamente sozinho. Aos 15 anos já se apresentava no rádio, tocando também violão, cavaquinho, guitarra portuguesa e a violinha - um instrumento desenvolvido por ele a partir do violão tenor.

Sua primeira gravação acontece em 1941, a convite de Ataulfo Alves, com quem registra pela primeira vez Leva Meu Samba e Ai Que Saudades da Amélia. A estreia como solista se dá em 1947, quando grava em 78 rpm seu choro Treme-treme e a valsa Glória, de Bomfiglio de Oliveira. Essencialmente autodidata, em 1948 Jacob decide se aprofundar em escrita e teoria musical com o professor e compositor Dalton Vogeler. Essa necessidade de estudar surge quando Radamés Gnattali lhe dedica a suite Retratos, peça complexa para bandolim, regional e orquestra, em cujos movimentos Radamés homenageia quatro compositores que considera fundamentais na formação de nossa música instrumental: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga.

De 1951 a 1961 Jacob seria acompanhado pelo Regional do Canhoto em seus LPs. Em 1961, cria seu conjunto definitivo, inicialmente chamado Jacob e seu Regional, depois Jacob e seus Chorões e, por fim, Conjunto Época de Ouro - com Dino Sete Cordas, César Faria, Carlos Leite, Gilberto d'Ávila, Jorginho do Pandeiro e Jonas. Em 1968, Jacob e o Época de Ouro realizam, ao lado de Elizeth Cardoso e Zimbo Trio, um show memorável no Teatro São Caetano (do qual resultaram 3 LPs) apresentando um repertório que passava dos clássicos do choro aos da bossa nova e da canção brasileira. Foi o último registro público de Jacob, que viria a falecer pouco depois. 

Durante sua carreira, Jacob escreveu e gravou mais de cem composições, catalogadas no site do Instituto Jacob do Bandolim: choros, sambas, modinhas, frevos e valsas que compõem hoje o repertório clássico do choro: Noites cariocas, Vibrações, Treme-treme, Santa Morena, Doce de coco, O Voo da mosca, Biruta e Receita de samba e tantas outras. Como arranjador, muito do que escreveu ficou incorporado às composições originais dos compositores - caso de Brejeiro, de Ernesto Nazareth, e de Ingênuo, de Pixinguinha e Benedito Lacerda. Seu canto do cisne como instrumentista e arranjador foi o LP Vibrações, gravado logo após o período de estudos desencadeado pela suite Retratos. Jacob soube extrair conhecimentos de instrumentação e arranjo de Radamés e transpô-los para a formação do Época de Ouro num disco que mesclava composições próprias com obras de dois de seus ídolos, Pixinguinha e Nazareth. Estudioso, pesquisador e colecionador metódico do choro, desde suas origens, Jacob foi um divisor de águas na história da música instrumental brasileira. 

Data detalhada de nascimento

14.02.1918

Data detalhada de falecimento

13.09.1969

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Rio de Janeiro - RJ