Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Dilermando Reis

Reis, Dilermando dos Santos
  • Compositor
  • ∙ Violonista

Dilermando foi iniciado na música por seu pai seresteiro. Seu aprendizado de violão, inicialmente intuitivo, se torna mais sistemático a partir dos 15 anos, quando conhece o violonista Levino da Conceição, com quem passa a se apresentar em duo, excursionando pelo país. Com Levino se muda para o Rio de Janeiro em 1933, onde passa a ter aulas de teoria musical com Bomfiglio de Oliveira, trompetista que transitava igualmente pelo ambiente do choro e da música sinfônica. No Rio desenvolve sua carreira de músico e mais tarde de professor, tocando em cassinos e passando pelas rádios mais importantes da cidade. Na Rádio Transmissora, forma uma orquestra de dez violões; na Nacional, entre 1956 e 1969, comanda o programa de violão mais duradouro da rádio brasileira.

Dilermando transcreveu e editou dezenas de obras para o violão, aumentando o repertório para alunos e músicos e contribuindo para que o violão se firmasse no Brasil como instrumento solista. Foi um dos cultivadores da técnica de duo de violão, sempre ao lado de Meira, com o qual tocou e gravou durante oito anos. Meira fazia a base – arte em que se especializou como poucos – para que Dilermando solasse. Nao se pode esquecer que, além de solista, foi também um exímio acompanhante de cantores.

Dilermando compôs mais de 100 músicas, entre valsas, choros, e também guarânias, boleros, toadas, maxixes e sambas-canções. Magoado, sua composição mais conhecida, consta em seu primeiro disco, lançado em 1941, quando inicia uma extensa  carreira discográfica, que duraria até 1973. A exemplo do instrumentista, o compositor era tradicionalista, apoiado na técnica dos clássicos, sem experimentalismos nem incorporação de outras influências. Dentro desse estilo, compôs obras que fazem parte do repertório violonístico brasileiro até hoje. Curiosamente, seu maior sucesso como instrumentista, apesar de tantas composições próprias, foi a gravação de Sons de carrilhões, do violonista João Pernambuco. Foi homenageado por Radamés Gnattali, que a ele dedicou o seu Concerto no. 1 para Violão e Orquestra.

Data detalhada de nascimento

22.09.1916

Data detalhada de falecimento

02.01.1977

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Guaratinguetá - SP