Acervo

Autores

Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX

Dino Sete Cordas

Silva, Horondino José da
  • Compositor
  • ∙ Violonista de 6 e 7 cordas

Filho de violonista amador numa casa muito musical, por volta dos 8 anos de idade, Dino começou a dedilhar o bandolim, logo trocado pelo violão do pai, instrumento que passou a dominar intuitivamente. Embora muito mais tarde (já na década de 1940) tenha tido aulas de teoria musical, foi sempre um autodidata no violão. Na década de 1930 toca acompanhando o cantor Augusto Calheiros - o Patativa do Norte - em circos e teatros. Mas sua carreira deslancha em 1937, quando ingressa no Regional de Benedito Lacerda, grupo de maior prestígio da época, liderado pelo flautista e formado por ele e Meira nos violões, Popeye no pandeiro e Canhoto no cavaquinho. Dino e Meira se tornariam uma espécie de grife no mundo do samba e do choro, sendo incontáveis as gravações das quais participaram durante três décadas. 

Dino permaneceu com o Regional até 1961, quando se juntou ao Conjunto Época de Ouro, de Jacob do Bandolim, um dos principais conjuntos de choro de todos os tempos, formado por César Faria e Carlos Leite (violões de seis cordas), Jonas Silva (cavaquinho) e Jorginho do Pandeiro (irmão de Dino). Com ele, Dino viveu o primeiro ápice de sua carreira, marcado pelo disco Vibrações, e pela apresentação do grupo gravada ao vivo no Teatro João Caetano, com Elizeth Cardoso e Zimbo Trio.

Durante quinze anos, Dino participou das célebres sessões com Pixinguinha e Benedito Lacerda, gravou dezenas de discos, viu o Regional de Benedito Lacerda se transformar em Regional do Canhoto – após o afastamento de Benedito – e acompanhou todos os grandes nomes da era do rádio, como Carmen Miranda, Francisco Alves, Orlando Silva e Silvio Caldas. Após a morte de Jacob, em 1969, quando os espaços começam a ser tomados pelo rock e pela chamada MPB, seguiu-se um período de ostracismo para os músicos ligados aos regionais. O retorno acontece em meados da década de 1970, fase de retomada do choro a partir do disco Nervos de Aço e do show Sarau, ambos de Paulinho da Viola, em 1973. Logo em seguida, Dino faz os arranjos dos primeiros discos de Cartola, consolidando um segundo bom momento de sua vida artística. O Época de Ouro retorna aos palcos, inicialmente com o bandolinista Déo Rian e mais tarde com Ronaldo do Bandolim como solista.

Dino torna-se um músico muito requisitado pelos principais cantores de samba e MPB. Em 1991 grava seu único disco: Raphael Rabello & Dino 7 Cordas, reunindo o mestre e seu principal discípulo em clássicos do choro. O violonista teve poucas composições gravadas, entre as quais a mais conhecida é Aperto de mão, escrita com seu maior parceiro musical, Meira, com letra de Augusto Mesquita. 

Data detalhada de nascimento

05.05.1918

Data detalhada de falecimento

28.05.2006

Fonte de pesquisa

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB - A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012. ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982. BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali - O eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D. CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965. COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1978. EPAMINONDAS, Antônio. Brasil brasileirinho. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1982. MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000. MÁXIMO, João. Paulinho da Viola - sambista e chorão. Rio de Janeiro: Série Perfis do Rio, 2002. SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 1997. TAUBKIN, Myriam (org.) - Um Sopro de Brasil. Projeto Memória Brasileira, 2006. Verbetes redigidos por Maria Luiza Kfouri TAUBKIN, Myriam (org.) - Violões do Brasil. Textos de Maria Luiza Kfouri. 2ª edição: Editora SENAC, São Paulo, Edições SESCSP, 2007 TINHORÃO, José Ramos. Música popular - teatro e cinema. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1972. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vol. 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Natural

Rio de Janeiro - RJ