Acervo
Autores
Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX
Bonfiglio de Oliveira
Oliveira, Bonfiglio de
- Compositor
- ∙ Contrabaixista
- ∙ Trompetista
Começou a estudar música com o pai, contrabaixista da Banda Mafra de Guaratinguetá. Aperfeiçoando-se com o maestro Acosta, foi logo incorporado à banda como trompetista. Passou a organizar bandas de colégios que apresentavam-se nas cidades do Vale do Paraíba. Em uma dessas apresentações o maestro e violinista Lafaiete Silva convidou-o para ir para o Rio de Janeiro atuar como trompetista da orquestra do Cinema Ouvidor, da qual era diretor. Transferindo-se para o Rio foi morar na casa de Pixinguinha, a famosa Pensão Viana, conhecida por hospedar músicos amigos. Atuou como trompetista e contrabaixista em diversas orquestras de teatros e realizou com Pixinguinha várias gravações no início da década de 1910 para a Casa Faulhaber como solista e integrante do conjunto Choro Carioca (Pixinguinha no flautim, Irineu de Almeida no oficleide e bombardino, Bonfiglio de Oliveira no trompete, Léo e Otávio Viana nos violões e Henrique Viana no cavaquinho). Teve participação ativa nos carnavais cariocas integrando o Grupo do Caxangá em 1917, compondo marchas-rancho, e atuando como diretor de harmonia do rancho Ameno Resedá em 1919. Na década de 1930 fez parte do Grupo da Guarda Velha e da Orquestra Diabos do Céu. Foi nessa época que a maior parte de seus choros, marchas, maxixes, sambas e valsas foi gravada. Algumas de suas obras são em parceria com figuras de destaque como Lamartine Babo, Orestes Barbosa, Cândido das Neves, Hervé Cordovil, Herivelto Martins, entre outros.